Você está aqui: Página Inicial > Extra Muros > Contents > 8 Edição > Noticias > 3 noticias > Encontros de Extensão
conteúdo

Notícias

Encontros de Extensão

Estudantes apresentam suas ações de Extensão
publicado: 25/05/2018 19h41, última modificação: 25/05/2018 19h48

Estudantes apresentam suas ações de Extensão


A Extensão Universitária acontece em centenas de ações paralelas e, algumas vezes, simultâneas. Somente nesse primeiro semestre, na UFPB, estão em execução cerca de 900 ações, entre projetos, cursos e eventos. Com tantas ações acontecendo ao mesmo tempo, as necessidades específicas de cada projeto impõem certo distanciamento entre as pessoas envolvidas com Extensão e nem sempre o extensionista consegue acompanhar o trabalho dos demais.

Para proporcionar integração dos diversos projetos que fazem parte da Universidade, a Coordenação de Programas de Ação Comunitária (COPAC), da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) está realizado pela primeira vez o Encontro de Extensão, evento que dá aos universitários envolvidos com extensão a oportunidade de conhecer outras atividades que também unem os conhecimentos acadêmicos aos ensinados dentro das comunidades, num processo de constante aprendizagem.

De acordo com Marçonília Arnoud, coordenadora COPAC, o Encontro faz parte de uma etapa de preparação dos alunos para o grande evento de extensão, o ENEX (Encontro de Extensão), que acontece na semana de encontros acadêmicos da UFPB. "Além de ser preparatório, ele é uma ferramenta de acompanhamento e monitoramento dos projetos. Nele, pedimos aos discentes que apresentem os projetos. Escolhemos os estudantes porque são eles os protagonistas do ENEX ", explicou Marçonília. Ela ainda afirmou que os encontros acontecem por centro de ensino, sem muita formalidade, e têm, como um dos principais objetivos, a intensão de beneficiar os universitários com novas experiências.

A ideia é conhecer a extensão pela ótica experiências vividas pelos participantes e aprender um pouco sobre o que foi adquirido ao longo da vivência de cada um dentro de seus projetos. A expectativa para esses encontros é encontrar nas atividades de extensão a articulação entre todas as áreas do saber, permitindo que discentes das Ciências da Computação, por exemplo, possam colaborar em projetos no campo da Linguística, do Teatro, da Saúde etc.

Encontros CBIOTEC e CI
Encontros realizados do CI e CBIOTEC

 Essa integração dos cursos, segundo a coordenadora da COPAC, é de extrema importância para o cumprimento de mais um objetivo da extensão: ser interdisciplinar. Ao ser questionada sobre a importância da interdisciplinaridade, foi clara: "Muitos docentes já vieram me perguntar se não podiam trabalhar com discentes de outros cursos, pois há muitas dificuldades em realizar as atividades com alunos de apenas um curso. Às vezes, eles precisam de alguém para editar vídeos, fazer entrevistas, elaborar notícias sobre o grupo e publicar nas redes sociais, e seus alunos, muitas vezes, não possuem essas habilidades. Por isso esses eventos são ideais, pois criam uma possibilidade de interação e integração entre discentes e docentes de todas as áreas da UFPB.

Esses encontros estão acontecendo entre os meses de maio e junho, na Universidade Federal da Paraíba, sempre com data marcada para cada centro. Os primeiros encontros já aconteceram e outros ainda serão realizados, conforme a programação divulgada pela COPAC.