Notícias
Saúde em Comunidades
Oficina de capacitação da comunidade sobre promoção de saúde, uma das atividades do projeto. Imagem disponível no SIGAA (2020).
Extensão Saúde em Comunidade oferece informações para que comunidade do Timbó acesse o SUS com qualidade
Buscando estimular a autonomia e protagonismo dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o projeto Saúde em Comunidades promove atividades que levam informações e beneficiam os usuários da Unidade de Saúde da Família do Timbó I (USF) e da Associação Comunitária dos moradores do Vale do Timbó (ACMVT), em João Pessoa.
Para propiciar condições de qualidade de vida e de saúde para os usuários e moradores, o projeto utiliza a metodologia da educação popular. A coordenadora Maria Aparecida Bezerra explica que "a comunidade na educação popular é protagonista e está ativamente inserida nas atividades: aprende e ensina".
A extensão ‘Saúde em comunidades, que atua desde 2014, desenvolve as atividades com foco nas necessidades do bairro, das famílias e da comunidade. Em 2020, com a pandemia, a equipe apostou em novos métodos e ferramentas para alcançar a população.
O projeto investiu em campanhas, músicas educativas, animações, podcasts e programas interativos, que podem ser encontrados no seu perfil do Instagram. Foi nesse espaço que boa parte do projeto foi realizado, com parceiros importantes como a extensão Web Rádio Porto do Capim, que facilitou a produção de mídia sonora e o PET Saúde Interprofissionalidade, que atuava na mesma USF.
O estudante de serviço social Ozivan Mendonça é extensionista do projeto, ele é responsável pela produção de conteúdo e gerenciamento das redes sociais da ação. Junto aos outros extensionistas, professores e profissionais da saúde, Ozivan realiza os conteúdos que são criados a partir de estudos teóricos e após o debate em grupo sobre a temática. Essa produção é baseada nas solicitações da USF e da associação de moradores.
Parceria entre profissionais da saúde e extensionistas
Segundo Ozivan, o projeto é de grande importância quando passa a atuar somando com o trabalho dos profissionais da saúde. Na rotina deles, falta tempo para produzir conteúdo e fechar uma parceria mais próxima com os usuários através das redes sociais, e o Saúde em Comunidade vem ocupando esse espaço durante a pandemia.
"A atuação do projeto tem sido bastante pertinente para o trabalho dos profissionais da saúde, tendo em vista que a educação em saúde ficou bastante prejudicada com a pandemia e se tornou ainda mais necessária, diante do alto número de fake news em relação a pandemia, coronavírus e vacina", explica o extensionista.
A enfermeira da USF do Timbó I, Verônica Queiroga, afirma que o projeto possibilitou uma comunicação mais próxima com os usuários durante a pandemia. Ele foi essencial para que a população fosse alcançada mesmo com o isolamento social, o que facilitou o trabalho da equipe e rendeu muitos aprendizados.
“A gente troca saberes, aprendemos um com o outro e aprendemos com os moradores. Aprendemos a valorizar a sabedoria popular dando vez e voz para a comunidade. Esse foi um projeto muito importante para ajudar a equipe a manter as atividades”, relembra a enfermeira.
O estudante Ozivan Mendonça também relata que o projeto oferece uma oportunidade para que ele possa se aprofundar na produção de conteúdo, o que agrega bastante na sua formação e experiência. Além disso, permite que ele esteja sempre em contato com estudantes de outros cursos e diferentes áreas acadêmicas, permitindo um "diálogo entre as profissões".
Segundo a secretária da Associação dos Moradores do Vale do Timbó, Patricia Malaquias, o projeto é muito bem visto pela comunidade pelos benefícios que ele oferece. Ela destaca os cursos de informática, que possibilitaram melhorar as habilidades e, consequentemente, facilitaram a entrada em um mercado de trabalho que requer cada vez mais conhecimentos na área.
O projeto também oferece atendimento individualizado para que usuários da USF possam tirar dúvidas, ter um entendimento maior do seu direito no SUS ou ser atendido por professores e estudantes de áreas específicas, como Serviço Social e Fisioterapia, colocando os discentes em contato direto com a prática. Para ter acesso ao atendimento, os usuários devem ser encaminhados pela unidade.
Para conferir todos os conteúdos produzidos pela extensão, basta acessar seu perfil oficial no Instagram: https://www.instagram.com/saudeemcomunidades/
Conheça os programas desenvolvidos em 2020
Reportagem de Grace Vasconcelos (bolsista PROEX 2021), editada por Comunicação PROEX.