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Normas Gerais para o XXIX Encontro de Iniciação Científica
Arquivo das Normas
Modelo de Apresentação - Clicar em Arquivo>>Fazer Download>>Formato .PPTX >>
Tutorial do Vídeo
Modelo de Autorização para Uso de Imagem
(apenas se houver imagens de terceiros no vídeo); enviar o termo para cgpaic@propesq.ufpb.br
A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba, por meio da Coordenação Geral dos Programas Acadêmicos e de Iniciação Científica, realizará de maneira virtual o XXIX Encontro de Iniciação Científica- ENIC 2021, sob a temática: “Iniciação Científica e sua Importância para a Transversalidade da Ciência, Tecnolgia e Inovações para o Planeta”. O evento iniciará com uma etapa online, através de vídeos, seguida da etapa de apresentações em salas virtuais. A UFPB objetiva trazer para iniciação científica a experiência de congresso virtual, por meio de apresentação online de trabalhos.
1. DO ENCONTRO
O XXIX Encontro de Iniciação Científica da UFPB tem como principal objetivo integrar a sua comunidade científica e levar ao seu conhecimento as pesquisas desenvolvidas pelos alunos da graduação e ensino médio na vigência 2020/2021, sob a orientação de um pesquisador.
FASE 01 - Etapa de inscrição online: 14 a 26/10/2021
Discente inscreve o trabalho e faz a submissão de vídeo. Orientador aprova (com opção de alteração ou não).
FASE 02: 22 a 26/11/2021
Encontro em salas virtuais com apresentação em vídeo e avaliação do trabalhos.
Quadro 01 – Programação geral e datas de realização do XXIX ENIC (Provisória)
DATA |
HORÁRIO |
ATIVIDADE |
SEG: 22/11 |
9h às 11h |
Abertura do Evento Palestra via Youtube @propesqufpb |
SEG: 22/11 |
15-17h |
Reunião com Comitê Interno e Externo |
TER: 23/11 |
9h às 11h |
CIÊNCIAS EXATAS MULTIDISCIPLINAR |
15 às 17h |
ENGENHARIAS e PIBITI CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
|
QUA: 24/11 |
9h às 11h |
CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
15 às 17h |
||
QUI: 25/11 |
9h às 11h |
CIÊNCIAS HUMANAS |
15 às 17h |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
|
SEX: 26/11 |
15 às 17h |
Avaliação do Evento |
Obs. Até X salas simultâneas através da RNP ou Google Meet. Lives temáticas através do Youtube @propesqufpb.
2. DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
É requisito para submissão do trabalho para o ENIC o envio do relatório final pelo aluno e homologação pelo orientador.
As inscrições serão on-line mediante cadastro do resumo através do Sigaa. Os dados do relatório serão importados para a inscrição do ENIC e poderão ser editados. Não é necessário o envio de arquivo para trabalho completo, pois os dados do relatório migram para o ENIC.
SUBMISSÃO DE TRABALHO ENIC PELO ALUNO
Caminho: PORTAL DO DISCENTE -> PESQUISA -> ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA -> SUBMETER TRABALHO COMPLETO
O relatório final é importado pelo Sigaa, o discente poderá editar os campos de texto. Atenção: não usar ponto e vírgula no resumo.
Obs. Palavras-chave: 3 descritores separados por ponto (não usar virgula ou ponto e virgula).
A submissão do resumo, sem anexar o vídeo, garante apenas a publicação nos Anais.
ANEXO DO VÍDEO
Após preencher todos os campos do trabalho completo, o discente deverá anexar um link de um vídeo do seu trabalho de pesquisa, submetido em alguma plataforma de vídeos (YouTube, Vimeo). Este vídeo tem a finalidade de apresentar o seu trabalho de pesquisa de uma forma mais dinâmica tendo oportunidade de mostrar os experimentos, ensaios, local da pesquisa, fotos, desenhos, mapas etc e ficará disponível para os avaliadores do seu trabalho.
A submissão do vídeo é requisito para apresentação de trabalho e certificação no ENIC.
- A duração deve ser de 5 (cinco) a 8 (oito) minutos.
- Deverá usar o modelo disponibilizado pela Propesq em seu site.
- Apresentar as informações do trabalho: Título do Projeto, Título do Plano de trabalho, nome do autor - discente e o nome do orientador-docente, introdução, objetivos, metodologia, resultados, discussões e conclusões.
- O discente que necessitar produzir os slides utilizando o software Latex não precisa seguir o modelo padrão estabelecido no item acima.
- Ao final, o vídeo deverá conter os agradecimentos gerais, bem como à PROPESQ, UFPB e CNPq (logos oficiais).
- Deverão ser observados os preceitos éticos e jurídicos referentes ao uso de imagem de terceiros e ao uso de trechos de obras protegidas por direito autorais.
- Não será permitido o uso de conteúdo violento, discriminatório, pornográfico, político ou que viole direitos e/ou propriedade intelectual de terceiros ou que viole a lei.
- O vídeo produzido deve ser criação do autor e não deve se resumir à leitura do trabalho e poderá conter animações gráficas.
- Esse vídeo será disponibilizado para os avaliadores e poderão ser utilizados pela Propesq para divulgação científica a qualquer momento.
Critérios para avaliação do vídeo:
- Apresentação: Exposição de forma clara e sequenciada (introdução, desenvolvimento e conclusão), demonstração de domínio (conhecimento e segurança) do conteúdo abordado com harmonia e coerência entre a narração do vídeo e o conteúdo; peso 2
- Slides, Imagem e áudio: bom planejamento gráficos dos slides, imagens com boa resolução, textos legíveis e áudio sem ruídos externos; peso 1
- Tempo: Coerente uso do tempo e correta síntese do conteúdo; peso 1
AUTORIZAÇÃO DO ORIENTADOR
Após o envio do trabalho pelo estudante, o orientador deve autorizar a participação do aluno. Para isto, ele deve acessar o PORTAL DOCENTE → PESQUISA → ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA → AUTORIZAR TRABALHOS.
Obs. No caso de não autorização de trabalho, o Orientador deverá enviar e-mail para portal@propesq.ufpb.br com justificativa.
O discente e o docente (orientador/avaliador) devem apresentar suas justificativas por ausência no ENIC através do Sigaa.
PESQUISA → ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA → JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA
até 16/11/2021.
3. DOS PARTICIPANTES
FASE 01: Alunos dos Programas de Iniciação Científica da UFPB cujos projetos/planos foram desenvolvidos na vigência 2020/2021, que enviaram o relatório final, fizeram a inscrição no ENIC e que enviaram o vídeo com a apresentação do trabalho desenvolvido.
FASE 02 (SALAS VIRTUAIS): Participarão desta fase os alunos de iniciação científica classificados de acordo com os critérios a seguir:
1) Nota atribuída pelo Orientador ao relatório final do aluno;
2) Nota do CRA (apenas em caso de empate);
O número total de apresentações para a segunda fase será de 300 trabalhos de acordo com a razão entre a participação de cada Centro no contingente de discentes de iniciação científica e o total de vagas desta fase, conforme números abaixo:
CENTRO |
QTD ALUNOS IC |
REPRESENTAÇÃO EM % |
Nº TRABALHOS PARA 2ª FASE |
CBIOTEC |
33 |
1,75 |
5 |
CCA |
132 |
7,00 |
21 |
CCAE |
97 |
5,15 |
15 |
CCS |
369 |
19,58 |
59 |
CCEN |
201 |
10,66 |
32 |
CCHLA |
226 |
11,99 |
36 |
CCHSA |
91 |
4,83 |
14 |
CCJ |
49 |
2,60 |
8 |
CCM |
129 |
6,84 |
21 |
CCSA |
98 |
5,20 |
16 |
CCTA |
53 |
2,81 |
8 |
CE |
83 |
4,40 |
13 |
CEAR |
75 |
3,98 |
12 |
CI |
44 |
2,33 |
7 |
CT |
176 |
9,34 |
28 |
CTDR |
29 |
1,54 |
5 |
TOTAL |
1.885 |
100 |
300 |
Regras para apresentação na fase 2: 8 min para apresentação do vídeo, 5 min para cada avaliador, 5 min para considerações pelo autor, perfazendo 23 min para cada trabalho.
Aos monitores (discentes que atuarão em salas de apresentação), durante o encontro, compete: realizar a leitura da metodologia de avaliação das apresentações (antes do início das apresentações); Comunicar qualquer intercorrência à coordenação do ENIC; Apoiar a(s) assessoria(s) e a(s) secretaria(s) durante o encontro; Orientar os avaliadores quanto à realização da avaliação; Executar a apresentação do vídeo; Controlar o tempo das apresentações.
Aos avaliadores, durante o encontro, compete: Assistir os vídeos referentes aos trabalhos selecionados para avaliação; Atuar como avaliador especificamente nas salas de apresentações em dias e horários estabelecidos; Ingressar na sala de apresentações que foi destinada, 30 min antes da apresentação; Mediar a troca de experiências e diálogos entre todos os presentes na sala das apresentações, seguindo princípios éticos; Atribuir pontuação às apresentações de acordo com o que é solicitado no instrumento de avaliação.
Estudantes dos programas de iniciação científica da vigência 2020/2021 deverão participar como ouvintes e se inscrever através do Sigeventos.
Os endereços eletrônicos para inscrição estão disponibilizados no Quadro 02. Os participantes como monitores e equipe organizadora deverão: Clicar em inscrever-se e no SIGEventos efetuar login com usuário e senha → Menu principal → Aba participantes → Inscrições → realizar uma nova inscrição → clicar na seta verde referente ao ENIC 2021 do campus de interesse. Em seguida, preencher breve formulário e clicar em inscrever-se.
Quadro 2 – Informações para inscrições através do Sigeventos
Perfil |
Período de Inscrição |
Orientação para inscrição |
Monitor (Discente) |
18 a 31/10/2021 |
ENTRAR – LOGIN E SENHA PROCURAR O EVENTO ENIC 2021 |
Equipe Organizadora |
4. DA SELEÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO DO ENIC
Para participar da fase 2 (salas virtuais), o discente deverá ter enviado o vídeo durante a inscrição.
5. DA PROGRAMAÇÃO PARA AS APRESENTAÇÕES E ATIVIDADES
A CGPAIC/PROPESQ, juntamente com todos os Centros envolvidos na coordenação do evento, divulgará a programação das apresentações por área temática, por meio da página eletrônica da PROPESQ (www.propesq.ufpb.br), com previsão para 08/11/2021.
6. DO PRÊMIO JOVEM PESQUISADOR
Poderão concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador todos os estudantes participantes dos Programas de Iniciação Científica da UFPB na vigência 2020/2021, devidamente cadastrados no SIGAA – Módulo Pesquisa/ENIC.
Serão premiados os melhores projetos de cada Área do Conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Engenharias, Lingüística, Letras e Artes, Multidisciplinar.
Serão premiados 45 trabalhos de Iniciação Cientifica e Tecnológica (sendo 05 trabalhos por área), e 05 trabalhos de ensino médio, considerando os melhores trabalhos apresentados nas salas virtuais (fase 2).
6.2.3 Requisitos para premiação:
- Nota do relatório. A nota para premiação será a média aritmética das notas atribuídas pelos avaliadores para os trabalhos;
- Nota da apresentação do trabalho pelo discente na Fase 02;
- Ter no máximo duas reprovações em seu histórico escolar.
Serão utilizados como critérios de desempate: indicação pelo comitê externo, nota do relatório final, nota do projeto quando da sua seleção, publicações em revistas científicas e/ou comunicação em eventos científicos, sucessivamente.
Persistindo o empate, será instituída pela CGPAIC/PROPESQ uma comissão para avaliação dos projetos, composta por três representantes do Comitê Institucional de Iniciação Científica, com vistas à análise das situações de empate.
Os estudantes e orientadores premiados receberão certificados de premiação e poderão enviar o trabalho de pesquisa em formato artigo completo para ser publicado na “Série Iniciados” volume 27.
O resultado será divulgado até o dia 16/12/2021 no site da Propesq.
João Pessoa, 14 de outubro de 2021.
Comitê Institucional de Iniciação Científica
Coordenação Geral dos Programas Acadêmicos e de Iniciação de Científica
Pró-Reitoria de Pesquisa