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Normas Gerais para o XXVI Encontro de Iniciação Científica
1. DO ENCONTRO
1.1. O XXVI Encontro de Iniciação Científica (ENIC) é um evento destinado aos estudantes participantes dos Programas de Iniciação Científica da UFPB para apresentação dos resultados das pesquisas vinculadas aos projetos/planos de trabalhos desenvolvidos na vigência 2017/2018.
1.2. Datas: CAMPUS I e IV – 15 a 19/10/2018 CAMPUS II e III – 7 e 8/11/2018.
1.3. O XXVI ENIC acontecerá de forma descentralizada pelos Centros de Ensino, conforme quadro a seguir:
Quadro 01 – Programação geral por centro e datas de realização nos Campi I e IV
DATA |
HORÁRIO |
LOCAL |
ATIVIDADE |
15/10 SEG |
9h às 11h |
Auditório da Reitoria |
Solenidade de Abertura Ciência para redução das desigualdades |
14 às 18h |
CTDR/CI |
Trabalhos do CI/CTDR |
|
CCSA |
Trabalhos do CCSA/CCJ |
||
16/10 TER |
8h às 18h |
CCS |
Trabalhos do CCM e CCS |
17/10 QUA |
8h às 18h |
CCEN |
Trabalhos do CCEN e CBIOTEC |
14h às 18h |
CCAE |
Trabalhos do CCAE |
|
18/10 QUI |
8h às 18h |
CCTA |
Trabalhos do CCTA/CE/CCHLA |
19/10 SEX |
8h às 18h |
CT |
Trabalhos do CT e CEAR |
Mostra fotográfica: Retratos da Ciência na UFPB – 15 a 26/10 Hall da Reitoria
Quadro 02 – Programação geral e datas de realização no Campus III
DATA |
HORÁRIO |
LOCAL |
ATIVIDADE |
7/11 QUA |
9h às 11h |
Auditório do CCHSA |
Solenidade de Abertura Ciência para redução das desigualdades |
14h às 18h |
CCHSA |
Trabalhos do CCA/CCHSA |
|
8/11 QUI |
8h às 12h |
CCHSA |
Trabalhos do CCA/CCHSA |
Mostra fotográfica: Retratos da Ciência na UFPB – 05 a 09/11 CCHSA
2. DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
2.1. É requisito para submissão do trabalho para o ENIC o envio do relatório final e homologação pelo orientador.
2.2. As inscrições serão on-line mediante cadastro do resumo através do Sigaa. Os dados do relatório serão importados para a inscrição do ENIC e poderão ser editados. Não é necessário o envio de arquivo para trabalho completo, pos os dados do relatório migram para o ENIC.
2.3. SUBMISSÃO DE TRABALHO ENIC PELO ALUNO
Caminho: PORTAL DO DISCENTE -> PESQUISA -> ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA -> SUBMETER TRABALHO COMPLETO
2.4. AUTORIZAÇÃO DO ORIENTADOR
Após o envio do trabalho pelo estudante, o orientador deve autorizar a participação do aluno. Para isto, ele deve acessar o PORTAL DOCENTE -> PESQUISA -> ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA -> AUTORIZAR TRABALHOS
Obs. No caso de não autorização de trabalho, o Orientador deverá enviar e-mail para portal@propesq.ufpb.br com justificativa.
2.5. A submissão de trabalhos para o ENIC está disponível no período 22/08/2018 a 11/09/2018.
2.6. Orientadores-Docentes Externos (docentes vinculados à programas de pós-graduação na UFPB) devem encaminhar relatório final e resumo para o ENIC para o e-mail portal@propesq.ufpb.br. A inscrição será realizada pela CGPAIC/PROPESQ.
2.7. O discente ou orientador/avaliador podem apresentar suas justificativas de ausência no ENIC através do Sigaa. Caminho: PESQUISA -> ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA -> JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA até 10/09/2018.
3. DOS PARTICIPANTES
3.1. Os participantes do ENIC são estudantes dos Programas de Iniciação Científica da UFPB que apresentação seus trabalhos, cujos projetos/planos de trabalhos foram desenvolvidos na vigência 2017/2018.
3.2. OUVINTES: Poderão se inscrever como ouvintes no XXVI ENIC docentes, técnicos administrativos e discentes da UFPB, das outras IES do estado, bem como os demais cidadãos interessados nos eventos científicos (palestras, mesa-redondas etc) através do SigEventos cujos endereços eletrônicos e cronograma estão apresentados no Quadro 03 .
3.3. EQUIPE ORGANIZADORA: Deverão se inscrever, por meio do SIGEventos, toda equipe organizadora do ENIC os membros da PROPESQ, Comitê de Iniciação Científica e Assessores de Pesquisa, como membro do comitê de organização, monitores e avaliadores.
3.3.1. Aos monitores (discentes que atuarão em salas de apresentação), durante o encontro, compete: Realizar a leitura da metodologia de avaliação das apresentações (antes do início do encontro);
Apoiar a(s) assessoria(s) e a(s) secretaria(s) durante o encontro; Orientar os avaliadores quanto ao preenchimento do anexo da ficha de avaliação das apresentações; Ser responsável pelas pastas de cada sala e devolver ao final do turno na secretaria do centro responsável pelo encontro no dia;
Coletar as assinaturas na lista de presença de todos os presentes em sala e ao final colocar observação caso necessário; Controlar o tempo das apresentações (cada aluno deverá se apresentar em até 10 minutos e os avaliadores terão 5 minutos para arguição cada um); Comunicar qualquer intercorrência à coordenação e à secretaria do ENIC; Observar se as fichas de avaliação estão: assinadas pelos avaliadores, com as notas e com as assinaturas de cada apresentador do resumo.
3.4. Aos avaliadores (docentes e discentes de pós-graduação), durante o encontro, compete: Realizar o check-in na secretaria sede do encontro antes de se dirigir as salas das apresentações; Atuar como avaliador especificamente nas salas de apresentações em dias e horários estabelecidos; Mediar a troca de experiências e diálogos entre todos os presentes na sala das apresentações, seguindo príncipios éticos; Atribuir pontuação às apresentações de acordo com o que é solicitado no instrumento de avaliação; Para inscrição de avaliadores ver o Quadro 3.
3.5. Os endereços eletrônicos para inscrição estão disponibilizados no Quadro 03. Os participantes como ouvinte, monitores e equipe organizadora deverão: Clicar em inscrever-se e no SIGEventos efetuar login com usuário e senha → Menu principal → Aba participantes → Inscrições → realizar uma nova inscrição → clicar na seta verde referente ao ENIC 2018 do campus de interesse. Em seguida, preencher breve formulário e clicar em inscrever-se.
Quadro 3 – Quadro com locais, endereços e períodos de inscrições de ouvintes e equipe organizadora
Local |
Perfil |
Período de Inscrição |
Endereço eletrônico para inscrição |
Campus I |
Avaliadores |
10/09 a 14/09/2018 |
Sigaa/Pesquisa/ENIC/manifestar interesse em avaliar trabalhos *docentes ainda não cadastrados como consultores no Sigaa |
Ouvinte |
01/10 a 18/10/2018 |
http://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/Campus1Enic2018 |
|
Monitor |
10/09 a 01/10/2018 |
||
Equipe Organizadora |
10/09 a 01/11/2018 |
||
Campus IV |
Avaliadores |
10/09 a 14/09/2018 |
Sigaa/Pesquisa/ENIC/manifestar interesse em avaliar trabalhos *docentes ainda não cadastrados como consultores no Sigaa |
Ouvinte |
01/10 a 18/10/2018 |
http://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/Campus4Enic2018 |
|
Monitor |
10/09 a 01/10/2018 |
||
Equipe Organizadora |
10/09 a 01/11/2018 |
||
Campus III |
Avaliadores |
10/09 a 14/09/2018 |
Sigaa/Pesquisa/ENIC/manifestar interesse em avaliar trabalhos *docentes ainda não cadastrados como consultores no Sigaa |
Ouvinte |
01/10 a 8/11/2018 |
http://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/Campus2Enic2018 |
|
Monitor |
10/09 a 26/10/2018 |
||
Equipe Organizadora |
10/09 a 05/11/2018 |
4. DA PROGRAMAÇÃO PARA AS APRESENTAÇÕES
4.1. A partir do dia 05 de outubro (Campus I e IV) e do dia 25 de outubro (Campus II e III), a CGPAIC/PROPESQ, juntamente com todos os centros envolvidos na coordenação do evento, divulgará a programação das apresentações por área temática, e seus respectivos locais de apresentação, por meio da página eletrônica da PROPESQ (www.propesq.ufpb.br).
5. DO PRÊMIO JOVEM PESQUISADOR
5.1. Poderão concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisar todos os estudantes participantes dos Programas de Iniciação Científica da UFPB na vigência 2017/2018, devidamente cadastrados no SIGAA – Módulo extensão/ENIC.
5.2. Serão premiados os melhores projetos de cada Área do Conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais e Aplicadas; Engenharias; Linguística, Letras e Artes; Multidisciplinar.
5.2.1. Serão premiados 50 trabalhos de Iniciação Cientifica e Tecnológica, sendo o número de trabalhos premiados por área, proporcional ao número de trabalhos inscritos por área;
5.2.2. Serão premiados 5 (cinco) trabalhos da modalidade PIBIC-EM.
5.3. A nota para premiação será a média aritmética das notas atribuídas ao resumo/relatório e das notas obtida nas apresentações no ENIC 2018.
5.4. Em caso de empate, será utilizada como critério de desempate a nota da avaliação do projeto quando da sua seleção.
5.5. Persistindo empate, será instituída pela CGPAIC/PROPESQ uma comissão para avaliação dos projetos, composta por 3 representantes do Comitê Institucional de Iniciação Científica, com vistas à análise das situações de empate.
5.6. Os estudantes e orientadores premiados receberão certificados de premiação e participação com um trabalho completo na Série Iniciados volume 24.
5.7. O resultado será divulgado até o dia 26/11/2018.
5.8. A premiação referente ao XXVI ENIC será realizada conforme cronograma disposto no Quadro 4.
Quadro 4. Programação da Premiação do XXVI ENIC
DATA |
HORÁRIO |
LOCAL |
ATIVIDADE |
27/11 |
14h às 17h |
Auditório do CCHSA |
Premiação dos trabalhos dos Campi II eIII |
30/11 |
14h às 17h |
Auditório da Reitoria |
Premiação dos trabalhos dos Campus I |
5/12 |
14h às 17h |
Auditório do CCAE |
Premiação dos trabalhos dos Campus IV |