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RELATÓRIOS FINAIS 2020/2021
A Coordenação Geral dos Programas Acadêmicos e de Iniciação Científica, apresenta este tutorial para elaboração do relatório final dos projetos de iniciação científica.
O relatório final de iniciação científica deve ser cadastrado através SIGAA pelo discente e homologado pelo orientador.
O texto a ser inserido nos campos do SIGAA, não podem conter equações, fórmulas, gráficos ou figuras. O texto deve ser escrito diretamente nos campos ou escrito em aplicativo como bloco de notas e copiado para o SIGAA.
O docente/orientador poderá enviar o relatório em arquivo que deverá conter o mesmo número de caracteres máximos permitidos, descritos na estrutura do relatório. Este arquivo poderá conter gráficos, equações, tabelas e figuras, cuja formatação deve estar de acordo comas normas da ABNT. O arquivo deverá ter no máximo 25 páginas e 10MB.
A estrutura do relatório final contempla as seguintes seções e número de caracteres máximos permitido:
TÍTULO DO PLANO DE TRABALHO (Cadastrado no Sigaa)
Atenção: O texto do resumo, palavras-chaves, Title, Abstract e Keywords serão utilizados para edição dos Anais do Enic. Não podem conter caracteres especiais (fórmulas, equações, símbolos etc)
1. RESUMO
O resumo deve apresentar, de forma concisa, a identificação geral da pesquisa desenvolvida, destacando seus aspectos mais relevantes, contendo objetivos, metodologia, resultados e conclusões de forma que possa antecipar o conteúdo do relatório, conforme ABNT NBR 6028.
(até 2000 Caracteres)
2. Palavras-chave: três ou quatro palavras-chave
Palavra representativa do conteúdo do documento. Escrever três ou quatro palavras-chave importantes do texto e de forma que seja útil para indexação em bases de dados. As palavras são separadas entre si por ponto (.), inclusive finalizada, também, por ponto (ponto após a última palavra-chave).
3. Title: título em inglês
4. Abstract: resumo em inglês
(até 2000 caracteres)
5. Keywords: idem palavras-chave em inglês
6. Introdução
Indicação do objeto investigado, a relevância do tema e do enfoque de estudo frente às demais pesquisas realizadas, aparato teórico utilizado, algumas premissas para as hipóteses científicas (ou possíveis respostas para as perguntas de pesquisa) e também os objetivos gerais e específicos.
(até 4000 caracteres)
7. Procedimentos metodológicos
Exposição e descrição da metodologia adotada, técnicas e/ou procedimentos de análise, instrumentos, equipamentos (se for o caso) e outros itens referentes ao desenvolvimento da pesquisa.
(até 11000 caracteres)
8. Análise dos dados: Resultados e discussão
Exposição e discussão, de forma objetiva, enfatizando os resultados mais relevantes, que poderão ser exemplificados por meio de gráficos, tabelas, figuras, associados a argumentações teóricas (se for o caso). As atividades desenvolvidas no período devem ser destacadas e confrontadas com aquelas propostas no plano original, justificando-se, caso seja pertinente, as limitações ocorridas e/ou as alterações realizadas. As discussões devem ser situadas e fundamentadas no contexto da abordagem teórica pertinente.
(até 25000 caracteres)
9. Conclusões
Exposição com base nos resultados obtidos, evitando-se a simples repetição do que já foi apresentado nas discussões. Na elaboração desta seção, convém retomar os objetivos de modo a evidenciar se foram ou não alcançados, apresentando os possíveis desdobramentos da pesquisa.
(até 3000 caracteres)
10. Referências
Apresentação da bibliografia referente à pesquisa, listando apenas as obras e/ou trabalhos citados no texto. Nos relatórios em que constem citações, este elemento é obrigatório e deve ser elaborado conforme a ABNT NBR 6023.
(até 2000 caracteres)
Profa Dra. Regina Celi Mendes Pereira
Coordenadora do Ateliê de Textos Acadêmicos
Professora do PROLING/CCHLA
Procedimento para cadastro do relatório final via SIGAA:
1. DISCENTE:
Portal do Discente > Pesquisa > Relatório de iniciação científica > Relatórios finais > Enviar – Selecionar Plano de trabalho
Obs: O discente tem opção de enviar arquivo.
Cadastro do relatório pelo discente: 01 de Julho a 10 de setembro de 2021
2. DOCENTE:
Portal do Docente > Pesquisa > Relatório de iniciação científica > Relatórios finais > Consultar/Emitir Parecer
ATENÇÃO! Se o docente deseja alterar o relatório final ou o arquivo enviado, ANTES de emitir o parecer, ele deve clicar e ALTERAR.
Obs1: O docente tem opção de enviar arquivo do relatório em pdf. O arquivo deverá ter no máximo 25 páginas e 10MB.
Homologação pelos Docentes: 01 de Julho a 10 de setembro de 2021
Obs2: O discente poderá enviar o relatório até dia 10/09, mas o prazo para o parecer do docente permanece até o dia 10 de setembro.
Referências
ABNT NBR 10719:2015. Disponível em: http://www.propesq.ufpb.br/propesq/contents/downloads/normas-abnt/abnt_nbr_10719.pdf. Acesso em: 18 jun. 2019.
ABNT NBR 6028:2003. Disponível em: http://www.propesq.ufpb.br/propesq/contents/downloads/normas-abnt/abnt_nbr_6028.pdf. Acesso em: 18 jun. 2019.
ABNT NBR 6023:2018. http://www.propesq.ufpb.br/propesq/contents/downloads/normas-abnt/abnt_nbr_6023.pdf. Acesso em: 18 jun. 2019.
João Pessoa, 02 de julho de 2021
Profa Dra Maria de Fátima Vanderlei de Souza
Coordenação Geral dos Programas Acadêmicos e de Iniciação Científica