Você está aqui: Página Inicial > Contents > Editais > CAPES BOLSISTAS PDSE Edital nº 47/2017. Comunicado sobre Proficiência em Francês, Italiano e IELTS

publicado: 02/08/2018 15h14, última modificação: 02/08/2018 15h14
BOLSISTAS PDSE   Edital nº 47/2017

A Capes informa que, excepcionalmente, concederá um prazo de 03 meses a partir do início da bolsa de PDSE para apresentação do teste de proficiência no nível exigido no Edital (Item 8.5.6 do Edital nº 47/2017 - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior), para os seguintes casos:

• Língua Italiana - Candidatos que não obtiveram o nível B2 no teste do IIC Lato Sensu.
• Língua Inglesa - IELTS - Candidatos que não obtiveram a nota 6.0 no teste IELTS (International English Language Test), desde que apresente em cada banda (listening, reading, writing e speaking) nota mínima 5,0.
• Língua Francesa - Candidatos que não obtiveram nível B2 nos testes DELF ou TCF.

Esses candidatos deverão encaminhar para a Capes uma declaração da autoridade máxima da universidade informando que o nível de proficiência inicialmente apresentado pelo estudante é suficiente para a realização das atividades na universidade e devem comprovar que esta é a última oportunidade para realizar o PDSE.

Os candidatos enquadrados nas situações acima receberão uma carta de concessão condicionada para o prazo de 03 meses, findos os quais, caso não apresente a documentação, haverá devolução integral dos recursos investidos pelo beneficiário.