Notícias
Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (FADE) promove reunião afim de discutir a possibilidade da FADE sobre a administração gerencial e financeira dos Cursos de Especialização/ Mestrados
Em 25 de julho de de 2018 foi realizada as 14h na Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (FADE) promove reunião afim de discutir a possibilidade da FADE sobre a administração gerencial e financeira dos Cursos de Especialização/ Mestrados Profissionais oferecidos pela UFPB que formalizem seus convênios que contaram com os participantes: Profª Suzana Maria Gico Lima Montenegro - Secretária Executiva da Fade-UFPE, Profº Mauricio Assuero Lima de Freitas– Secretário Adjunto da FADE, Profº Paulo Guedes (Coordenador Executivo da FADE), Rosali Albuquerque (Assessora de Planejamento – FADE), Rebeca Pernambuco (Assessora Jurídica – FADE), Daniela Anizia (Gerente de Projetos - FADE), Profª Marcia Fonseca – (Coordenadora da Pós-Graduação/UFPB), Jaqueline Araújo (Representante da PRA/UFPB), Márcia Cardoso (CAAPG/PRPG) e Veronica Lins (Coordenadora de Convênios/PROPLAN).
Na reunião a FADE apresentou seu portal de transparência em seu site, em que quatro anos foram executados 185 projetos que acumularam um montante de quatrocentos e dez milhões de reais cujo os projetos são trabalhados isoladamente fazendo os convênios curso a curso respeitando as especificidades.
A fundação dispõe de assessoria jurídica para possíveis problemas de cobranças com alunos inadimplente. Para cursos de especialização há uma inadimplência de 20%. Há cobrança via fundação. Atualmente há FADE encontra-se com 180 ações de cobrança, também é feita a cobrança extrajudicial, para garantir segurança jurídica dos Convênios.
A FADE apoiou e participou da criação da legislação que trata das fundações do Brasil, sendo assim a partir de negociações com a UFPB a possibilidade da criação de escritório foi discutida para obter mais presença aos interessados. Atualmente a taxa de manutenção cobra pelo trabalho da Fundação é de 7% do valor financeiro para UFPE, sendo assim o valor negociável a outras instituições onde o serviço de prestação de contas é feita on-line e feita periodicamente.
Observações:
- Não há ponto de corte (em termos de recursos financeiros) para serem aceitos projetos ou convênios;
- O pagamento de mensalidades pode ser feito pelos cursistas a partir da emissão de boleto bancário.
- Para aquisição de equipamentos importados a FADE tem um setor de apoio exclusivo que realiza as importações;
- A FADE trabalha com Editais da FINEP/CT-INFRA/Editais Temáticos, elaboram relatórios finais e de prestação de contas, existe um setor com cinco pessoas trabalhando exclusivamente com editais FINEP.
- A FADE tem experiência com editais do Horizonte 20-20 da União Européia.
Na reunião, os representantes da FADE ficaram dispostos a vir fazer uma apresentação sobre as potencialidades da FADE, para a reitora e Pró-reitores (as) na UFPB.