Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor de Pós-Graduação da UFPB é indicado para ser consultor do Fundo de População das Nações Unidas
conteúdo

Notícias

Professor de Pós-Graduação da UFPB é indicado para ser consultor do Fundo de População das Nações Unidas

Hemílio Coelho, membro do Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão em Saúde, participará de projeto sobre a Modernização da Produção Estatística e Geocientífica do Brasil
publicado: 28/03/2023 17h13, última modificação: 28/03/2023 17h13

docente Hemílio Coelho, pertencente ao Departamento de Estatística da UFPB, e membro do quadro permanente do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão em Saúde (PPgMDS), conceito 6 na CAPES, representará a Instituição como consultor do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), que é a agência de desenvolvimento internacional da ONU que trata de questões populacionais. Desde a criação da UNFPA, no ano de 1969, a agência tem sido um ator chave nos programas de desenvolvimento populacional relacionados com os temas de saúde sexual, reprodutiva e igualdade de gênero.

O Prof. Hemílio participou de um processo seletivo da UNFPA que visava a seleção de especialistas brasileiros com experiência na área de Amostragem, foi um dos indicados após avaliação curricular e participará de projeto fruto de parceria entre a UNFPA e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que trata da Modernização da Produção Estatística e Geocientífica do Brasil.

Contente com o resultado, ele ressalta que é fruto de muita dedicação à sua carreira acadêmica, estando há 18 anos se dedicando à área da Amostragem. "A amostragem é uma área importante da Estatística pelo fato de estar relacionada ao adequado planejamento de métodos de pesquisa que permitem a obtenção de boas estatísticas públicas e de interesse para a sociedade".

Como membro do PPgMDS, a experiência no UNFPA permitirá trazer novas oportunidades de pesquisa para os discentes que orienta, além de ampliar o leque de parcerias com demais pesquisadores do Programa.

"Essa conquista contribui para promover a internacionalização do PPgMDS, uma premissa importante para um Programa com conceito 6 na última avaliação quadrienal da CAPES. É uma meta do PPgMDS obter o conceito 7 na próxima avaliação quadrienal, e para isso, precisamos buscar a consolidação de pesquisas em alto nível. Com essa conquista, buscarei colaborar com o PPgMDS da melhor forma possível, atraindo temas inovadores de pesquisa para trabalhar com docentes e discentes interessados na temática", destaca.

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da UFPB parabeniza o Prof. Hemílio Coelho, firmando seu compromisso com o fomento e auxílio aos Programas de Pós-Graduação da UFPB, desejando-lhe que a sua atuação junto ao Fundo de População das Nações Unidas traga benefícios à sociedade e à Instituição.

 

Com informações da ACI UFPB