Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB REALIZA III ENCONTRO SEMESTRAL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

UFPB REALIZA III ENCONTRO SEMESTRAL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

publicado: 01/12/2023 13h03, última modificação: 11/12/2023 16h19

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2023 ocorreu o III Encontro Semestral do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. O evento aconteceu no prédio da Superintendência de Educação a Distância - SEAD com o intuito de promover a integração entre os coordenadores e tutores, explanar e analisar os desafios encontrados no formato do ensino a distância, trocar conhecimentos e experiências.

Estiveram presentes no momento inaugural: o reitor da Universidade, o professor Valdiney Veloso Gouveia; o coordenador-geral de Articulação de Programas e Cursos EaD - CGAPC da CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Luiz Alberto Rocha de Lira; a Pró-reitora de Graduação (PRG), professora Silvana Maciel; Marçonilia Maria Dias Arnoud Silva, a coordenadora de Estágios da UFPB.

Também estiveram presentes na solenidade a Superintendente de Educação a Distância da UFPB, Raíssa Dália Paulino; o Coordenador-geral da UAB na UFPB, Ismael Ivan Rockenbach; a Coordenadora Adjunta da UAB na UFPB, Joelma Morais Ferreira; a coordenadora de tutoria UAB na UFPB, Márcia Fonseca.

Nesse primeiro momento do evento, houve a entrega de novos equipamentos de informática para o Programa UAB na Paraíba. O financiamento dessa nova estruturação é da Capes.

O Reitor Valdiney Gouveia ainda falou sobre as perspectivas para o futuro do ensino a distância: “Pretendemos, em no máximo dois anos, dobrar o número de estudantes do ensino a distância no âmbito da UAB/UFPB, que atualmente é de cerca de 1.300 alunos. Para tanto, contamos com a colaboração intensa da Capes, fomentando o Programa Universidade Aberta do Brasil”, afirmou o Reitor.

Segundo o professor Ismael Ivan Rockenbach, a doação dos equipamentos possibilitará a revitalização dos parques tecnológicos dos polos UAB na Paraíba. “A doação permitirá uma atualização do parque tecnológico desses pólos que nos dão esse apoio importante, na qual o aluno efetivamente realiza suas avaliações, trabalho de conclusão e atividades de laboratório, então, esse momento foi extremamente importante”, disse o coordenador.

O evento foi de extrema importância tendo em vista que promoveu a entrega de materiais melhor estruturação para as coordenações e polos; o debate sobre o alcance do cumprimento das metas nacionais na educação a distância; e a troca de aprendizados e experiências.

A UAB-PB possui 18 polos ativos na Paraíba, em todas as regiões do Estado. Dispondo de cursos de ensino superior, sendo 10 deles em nível de graduação: o bacharelado em Administração Pública e as Licenciaturas em Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Computação, Letras/Português, Letras/Espanhol, Letras/Inglês, Letras/Libras, Matemática e Pedagogia.
Siga o Instagram da SEAD-UFPB e acesse a nossa página para ficar informado sobre as notícias da Educação a Distância na UFPB.

Por: Lóren Mota / Lívia Portela

Foto: Letícia Medeiros