Notícias
Investimento de 624 mil reais: Colégio Agrícola Vidal de Negreiros pactua novo TED para Aquicultura pela Bolsa-Formação (Pronatec)
Neste mês de Junho de 2024, A Secretaria Nacional de Aquicultura (SNA), do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), expressou interesse em reativar o Pronatec Aquicultura, programa que visa oferecer vagas em cursos de qualificação profissional através da Bolsa-Formação. Em resposta, a Diretoria de Articulação e Fortalecimento (DAF) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) analisou a viabilidade dessa retomada conforme a Nota Técnica nº 81/2023.
A Bolsa-Formação, regulamentada pela Portaria nº 1.042/2021 e instituída pela Lei nº 12.513/2011, visa ampliar e democratizar o acesso a cursos de educação profissional técnica e de nível médio, tanto presenciais quanto a distância, além de cursos de formação inicial e continuada. O programa prioriza estudantes de ensino médio, incluindo a educação de jovens e adultos, trabalhadores, beneficiários de programas federais de transferência de renda e aqueles que completaram o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas.
O Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN - UFPB) obteve sucesso na negociação de investimento do PRONATEC para implementação da Bolsa-Formação. Sendo estes os cursos focais do investimento Agente de Desenvolvimento Cooperativista (160 horas), Aquicultor (160 horas) e Operador de Beneficiamento de Pescado (200 horas).