Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto “Sem Abandonos” promove mutirão e constrói abrigo para cães que vivem no entorno da UFPB.

A construção do abrigo beneficiará diretamente a comunidade acadêmica, devido à diminuição do número de animais que transitam livremente pelo Campus I.
publicado: 21/07/2021 20h52, última modificação: 23/08/2021 17h24

No período de 19/05/2021 a 24/06/2021, através de um mutirão promovido pela equipe do projeto “sem abandonos”, foi construído um abrigo para a contenção dos cães que vivem no entorno do Campus I da UFPB.  O abrigo foi construído na residência de “Dona Rita”, uma idosa muito simples, que vive próximo à UFPB, e tem como principal fonte de renda a coleta de recicláveis.

Atualmente, de acordo com um levantamento realizado pela equipe do projeto, são mais de vinte e cinco (25) animais que estão sob os cuidados de “Dona Rita”. Entretanto, apenas a metade foi contida no abrigo, porque o espaço não é suficiente e apropriado para um maior número de animais. Por esse motivo, a equipe priorizou a contenção das fêmeas e dos animais que costumam “passear” no campus I da UFPB.

canil 2.jpgDurante todo o processo de localização da tutoria desses cães que frequentam o espaço do Campus I da UFPB e da construção do abrigo, a equipe do projeto dialogou com  “Dona Rita”, na intenção de conscientizá-la a respeito dos novos cuidados que esses animais precisam.

Essa ação de intervenção teve por objetivo diminuir o número de cães que transitam livremente pelo Campus I da UFPB, os ataques a estudantes, servidores e visitantes e, também, aos gatos que residem na universidade. Ademais, o abrigo trouxe uma melhor qualidade de vida e segurança aos animais, pois o local antes da construção era um espaço aberto e improvisado com uma pequena área coberta.