BOAS VINDAS

Com satisfação, a Comissão Organizadora do VII Seminário de Estudos Medievais na Paraíba. Narrar a vida: Representações de si e do Outro anuncia os sete eixos temáticos e as primeiras informações sobre o evento que será realizado na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa-PB, entre os dias 05 e 07 de dezembro de 2023.

O SEMP é um evento promovido pelo Grupo Christine de Pizan, vinculado ao CNPq e à linha de pesquisa Estudos Clássicos e Medievais do PPGL/UFPB, em parceria com outros grupos de pesquisa na área dos estudos medievais no Brasil. Desde 2019, a comissão organizadora do evento é coordenada também pelo Gradalis, grupo de pesquisa vinculado ao CNPq e ao Departamento de História da UFPB.

O objetivo do evento é estimular o debate multidisciplinar e interinstitucional sobre o período medieval em torno de eixos temáticos pré-estabelecidos, buscando o intercâmbio de ideias, parcerias acadêmicas entre grupos de pesquisas, entre pesquisadoras e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento que acreditam na importância de avançar na desconstrução de uma Idade Média obscurantista, de extrema decadência e misoginia, através de investigações de fontes ainda pouco exploradas, como é o caso de obras escritas por mulheres.

> Siga a página do evento no Instagram.

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – DOSSIÊ – REVISTA GRAPHOS

NARRAR A VIDA: REPRESENTAÇÕES DE SI E DO OUTRO

O presente dossiê, resultado das apresentações realizadas durante o VII Seminário de Estudos medievais, realizado na Universidade Federal de Paraíba entre os dias 5 e 7 de dezembro de 2023 se justifica pela necessidade de trazer um olhar multidisciplinar com o objeto de vislumbrar além da dita historia e das suas representações “oficiais” através da literatura medieval. Por meio dessas Representações de si e do outro podemos repensar sobre determinados lugares-comuns que conformam o imaginário e o relegam a um erroneamente denominado como período das “trevas” O objetivo do dossiê é estimular o debate multidisciplinar e interinstitucional sobre o período medieval em torno de eixos temáticos pré estabelecidos, buscando o intercâmbio de ideias, parcerias académicas entre grupos de pesquisas, entre pesquisadoras e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento que acreditam na importância de avançar na desconstrução de uma Idade Média obscurantista, de extrema decadência e misoginia, através de investigações de fontes ainda pouco exploradas, como é o caso de obras escritas por mulheres. Serão acolhidos textos que discutam temáticas relevantes as diversas temáticas propostas pelo evento: Escritas de si na Idade Média : Autobiografias, correspondências, memórias, confissões, autoficção, biografar: Hagiografias, vidas de Cristo, vidas de trovadores e trobairitz, biografias, narrar o Outro: crônicas, literatura de viagem, contos, lais, reescrita de mitos clássicos na Idade Média, o eu e o outro na tradução de textos clássicos e medievais, a obra de Christine de Pizan: textos autobiográficos, biografias, reescrita de mitos clássicos, diteis, Performance, musicalização e teatralização da vida: Mistérios, Milagres, Cantigas de Santa Maria, Personagens do teatro vicentino, A(u)tores medievais e suas representações textuais e iconográficas A fim de agregar e divulgar as produções e debates a respeito do tema em diferentes línguas (português, francês, inglês e espanhol). Também serão aceitos trabalhos que dialoguem com o medievo através de representações realizadas em outros perdidos posteriores da nossa historia por meio de teorias como a intertextualidade, a residualidade, entre outras possíveis. Visões como a proposta pelo neo-medievalismo ou o novo medievalismo também serão bem-vindas.

PRAZOS:
Período de submissão de artigos: de 01/03 a 30/08/2024.
Período previsto para publicação: segundo semestre de 2024.

Condições para submissão disponíveis em:
https://periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/about/submissions

ORGANIZADORES DO DOSSIÊ;
PROFA. DRA. LUCIANA CALADO (PPGL/ UFPB),
PROF. DR. JUAN IGNACIO JURADO CENTURIÓN LOPEZ (PPGL/UFPB)