ENADE
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) tem como objetivo avaliar os cursos a partir do desempenho dos estudantes e de suas percepções sobre o processo formativo da graduação.
Cada curso é avaliado a cada 3 anos. Ao final do processo, o curso recebe uma nota que varia de 1 a 5. O curso de Sistemas de Informação foi avaliado em 4 oportunidades, obtendo as notas 5 (2011), 2 (2014), 2 (2017) e 3 (2021). Um detalhamento do desempenho do curso nas 4 edições está disponível aqui.
As provas têm duração total de 4 horas e são compostas por uma parte de Formação Geral e uma de Componente Específico, divididas conforme abaixo:
- A parte de Formação Geral tem 10 questões, sendo 2 discursivas e 8 de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos;
- A parte de Componente Específico de cada área de avaliação tem 30 questões, sendo 3 discursivas e 27 de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos.
Uma vez que o ENADE é componente curricular obrigatório, nos anos de avaliação, os alunos concluintes deverão fazer a prova sob pena de não poderem colar grau caso não a façam. Os estudantes ingressantes habilitados ficarão dispensados da participação no ENADE, tendo sua situação de regularidade atribuída pelo INEP. Os estudantes concluintes habilitados ficam convocados para participação no exame e devem realizar o cadastro no sistema.
Para apoiar a preparação dos discentes nas próximas edições, disponibilizamos um painel com as questões de todas edições do ENADE, fruto do TCC do discente Luiz Eduardo. O material utilizado pelos professores para preparação na Edição 2021 está disponível aqui.