Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Partituras apresenta ópera de Puccini neste domingo (24/10)
conteúdo

Notícias

Partituras apresenta ópera de Puccini neste domingo (24/10)

publicado: 21/10/2021 14h32, última modificação: 21/10/2021 14h32

TV Brasil (afiliada em João Pessoa, TV UFPB, canal aberto, 43.1) leva ao ar neste domingo (24), às 22h30, uma edição inédita do programa Partituras com a apresentação da ópera "Il Tabarro" (O Capote), de Giacomo Puccini (1858-1924). Realizada no Festival de Ópera do Theatro da Paz, em Belém do Pará, a montagem conta com participação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, sob regência do maestro Gabriel Rhein-Schirato.

"Il Tabarro" é a primeira parte do "Il Trittico” (O Tríptico) de Puccini, coleção que também é composta por “Suor Angelica” e “Gianni Schicchi”. Gravado pela Rede Cultura do Pará em setembro, o concerto reúne vozes renomadas de primeira grandeza: Eliane Coelho (soprano), Rodolfo Giugliani (barítono), Hélenes Lopes (tenor), Carolina Faria (mezzo-soprano), Fellipe Oliveira (baixo) e Antônio Wilson (tenor).

A trama de "Il Tabarro" - que teve sua estreia em 1918 no Metropolitan Opera House de Nova Iorque - se passa na virada do século XX, em meados de 1900. Ambientada no cais às margens do rio Sena, em um porto com estivadores, é uma obra do período do Romantismo que tem como pano de fundo a Paris antiga.

Il Tabarro significa “O Capote”, uma espécie de capa usada pelo personagem Michele, dono do barco atracado no porto. Este acaba sendo o clímax da ópera porque algo acontece dentro do capote. 

O enredo conta a história da paixão adúltera de Giorgetta, esposa de Michele, por Luigi, um estivador. Morte e vingança espreitam os personagens, em um cenário de pobreza e cobiça.

Na ópera, a música de Puccini lembra o movimento das águas do Sena e o trabalho dos estivadores. Sua orquestração é das mais inventivas, valendo-se de sirenes de rebocadores, buzinas de carros e sinos.

Sobre o Partituras

Há mais de sete anos no ar, o programa Partituras busca democratizar o acesso à chamada grande música com espetáculos semanais de 52 minutos na televisão aberta. A produção da TV Brasil mostra concertos registrados em parceria com instituições como a OSB, UFRJ, UFF, OPES, Sala Cecília Meireles, BNDES e Theatro Municipal.

Além das grandes apresentações, o Partituras ainda traz entrevistas com os artistas convidados. A ideia é aprofundar e enriquecer a experiência do telespectador que pode conhecer a trajetória dos músicos e descobrir curiosidades sobre as obras executadas.

Serviço

Partituras – domingo, dia 24/10, às 22h30

Com informações da TV Brasil