Notícias
Programa da TV UFPB é premiado na XIX edição do Fest Aruanda
O programa “Cena Parahyba – episódio ‘As Velhas’”, da TV UFPB, ganhou o prêmio de melhor programa na categoria de TV Universitária na 19ª edição do Fest Aruanda. Dirigido por Cely Farias e Polly Barros, o programa rememora grandes obras da dramaturgia paraibana com convidados especiais, por meio de entrevistas e encenações. O Cena Parahyba tem como intuito valorizar a dramaturgia paraibana, ao trazer grandes nomes do teatro do nosso estado, seus textos, peças e experiências no fazer teatral. É uma realização da TV UFPB, com a parceria do Coletivo Atuador e da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (FUNESC).
A 19ª edição do Fest Aruanda aconteceu de 5 a 11 de dezembro de 2024 realizado pela produtora Bolandeir@rte&Films, com chancela da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Reitoria, TV UFPB, Demid-CCHLA e patrocínio Master do Grupo Energisa, da Cagepa (Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba) e copatrocínio da PBGás, Armazém Paraíba e Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Nesses 19 anos o festival se tornou uma referência relevante no circuito de festivais brasileiros e segue sendo realizado anualmente na Rede Cinépolis (Manaíra Shopping), no bairro de Manaíra,em João Pessoa, na Paraíba. Visa premiar os melhores profissionais do audiovisual em filmes de curta e longa-metragem (regional e nacional) em diferentes categorias, sempre com a marca do ineditismo.
Fundado em 2005, o Fest Aruanda apresenta mostras competitivas de curtas e longas-metragens (nacional e nordestino), mostras internacionais de filmes da Universidade Lusófona e da União Europeia, retrospectivas, sessões Cine Aruandinha (em parceria com a CUFA-PB), Escola Pública, Caleidoscópio Universitário com as categorias: Curtas-metragens , Videoclipes, TCC’s (Trabalhos de Conclusão Final), TV Universitária , Documentário e Interprograma, e Produção Independente.
O Cena Parahyba concorreu na categoria de TV Universitária com os programas “Luta pela vida: a USP contra o vírus”, da TV USP de Bauru (SP); “Notícias USP”, da TV USP de Bauru (SP); “Transuff”, programa audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF); e “Sala 221”, produção da Oficina de Webjornalismo do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB.
Para a diretora Cely Farias, receber o prêmio foi uma grande felicidade, pois é o reconhecimento do resultado de um esforço coletivo, empenhado por dezenas de servidores, estudantes e artistas interessados em eternizar o teatro paraibano através dos tempos. “Para mim, que atuo tanto no teatro quanto no audiovisual, dirigir o “Cena” é um deleite, um espaço em que posso reunir o melhor dos dois mundos. Entrevistar aqueles que trazem a memória viva do teatro é como ter a oportunidade de vivenciar eu mesma as suas histórias”, concluiu
O programa estreou na grade de programação da TV UFPB no dia 5 de abril de 2024, exibido nas sextas-feiras, às 12h, no canal 43.1, com retransmissão no YouTube: @TVUFPB. É possível acompanhar as atividades do projeto através do Instagram do programa, no @cenaparahyba.
Foto: Artur Ramos
Texto: Clovis Bezerra