Notícias
Rede Pública transmite decisão da Série D neste sábado (13/11)
A TV Brasil (afiliada em João Pessoa, TV UFPB, canal aberto, 43.1) vai transmitir o segundo jogo da final da Série D do Campeonato Brasileiro 2021 entre Aparecidense (GO) x Campinense (PB) neste sábado, dia 13 de novembro, ao vivo, às 16h. Os clubes disputam o título no estádio Aníbal Batista de Toledo, em Aparecida de Goiânia (GO).
A emissora pública mostra todas as emoções do duelo que será narrado por Rodrigo Campos. Os comentários ficam por conta de André Marques enquanto as reportagens são de Maurício Costa. O árbitro Raphael Claus, do quadro da Fifa, apita a partida de volta pela taça do Brasileirão Série D.
Como visitante, a Aparecidense (GO) derrotou o Campinense (PB) por 1 a 0, com gol de David, no último sábado (6/11), no estádio Amigão, em Campina Grande, na Paraíba, durante o confronto de ida pela decisão do campeonato. O Camaleão abriu vantagem sobre a Raposa para se sagrar campeão.
Para a equipe goiana, basta um empate em casa na última partida para conquistar o inédito título. Já o rubro-negro paraibano precisa de uma vitória simples para levar a disputa para os pênaltis ganhar por dois ou mais gols de diferença para levantar a taça no tempo regulamentar.
Ao jogar fora de casa, o time da Aparecidense (GO) teve mais precisão nas definições e abriu o placar aos 21 do primeiro tempo com gol de David. O atleta recebeu de fora da área e chutou a bola sem tanta força, de primeira, na meta, mas longe do alcance do goleiro Mauro Iguatu, do Campinense (PB).
Performance na temporada
Campeão paraibano de 2021, em junho, o Campinense (PB) levou o título ao vencer o Sousa (PB) por 1 a 0 no primeiro confronto da final e empatar a segunda partida por 0 a 0. Já na Copa do Brasil, a equipe não teve bom rendimento e foi eliminada ainda em março, na primeira fase, pelo Bahia (BA) com uma goleada de 7 a 1.
Eliminado nas semifinais do campeonato goiano em maio, pelo Vila Nova (GO), após empate de 1 a 1 e derrota por 1 a 0, o Aparecidense (GO) só disputou o estadual e a Série D do Campeonato Brasileiro durante esta temporada.
Desempenho no Brasileirão
Para conseguir o acesso à Série C em 2022 e decidir a atual edição do campeonato nacional, os finalistas superaram diversos adversários no decorrer das várias etapas da Série D. Os times disputaram a primeira fase regional de grupos em turno e returno. Também jogaram partidas de mata-mata. Os compromissos eliminatórios valeram pela segunda fase, oitavas, quartas de final e semifinais até a grande decisão.
O Campinense (PB) terminou a primeira fase na vice-liderança do grupo 3 com 25 pontos. A equipe paraibana teve sete vitórias, três derrotas e quatro empates. O Aparecidense (GO) conquistou o grupo 5 com 28 pontos. O time goiano triunfou em oito partidas, foi derrotado em duas e empatou quatro.
Considerando todos os jogos deste ano pela Série D, inclusive a primeira partida da decisão, a equipe de Goiás obteve melhor desempenho na competição que o rival, com 45 pontos, sendo 12 vitórias. Já o clube da Paraíba fez 39 pontos e conseguiu dez vitórias.
Campanha no mata-mata
Depois da fase de grupos, o Campinense (PB) eliminou o Sergipe (SE) na primeira eliminatória, nos pênaltis, em casa, por 4 a 2, após empatar por 2 a 2 e 1 a 1. A equipe paraibana conquistou duas vitórias sobre o Guarany (CE), nas oitavas, por 2 a 1, como anfitrião, e 2 a 0, como visitante.
Ao disputar as quartas de final, o time repetiu o placar de 4 a 2, nos pênaltis, contra o América (RN), depois de empatar por 0 a 0 em Natal e em Campina Grande. Garantido na Série C, o clube empatou por 1 a 1 com o Atlético (CE) pelo jogo de ida das semifinais, como desafiante, e assegurou vaga na decisão com uma vitória por 3 a 1, em casa.
Já o Aparecidense (GO) começou as partidas da segunda fase com uma derrota por 1 a 0 para a Caldense (MG), como visitante. O clube goiano garantiu vaga nas oitavas de final ao ganhar por 3 a 1, como mandante. O time de Goiás empatou com o Cianorte (PR) por 0 a 0, fora, e ganhou por 1 a 0, em casa.
Nas quartas de final, o Aparecidense (GO) despachou o Uberlândia com outra vitória simples, por 1 a 0, em Minas Gerais, e um empate, por 1 a 1, no seu estádio. Classificada para a Série C, a equipe derrotou o ABC (RN) por 4 a 2 como mandante e perdeu por 1 a 0 em Natal, resultado que valeu passaporte para a final da Série D do Brasileirão.
Transmissão pela TV Brasil
A TV Brasil realiza produção, captação e geração dos jogos, além do fornecimento de imagens de todas as câmeras do canal nos estádios para a operação de VAR (Video Assistant Referee). O árbitro assistente de vídeo é novidade desde as quartas de final da Série D na competição de 2021.
Além da televisão aberta, as transmissões vão ao ar por streaming no site da TV Brasil (https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv), pelas afiliadas que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) e pela TV Brasil no sinal fechado por assinatura.
Participe nas redes sociais da TV Brasil com #FutebolTVBrasil e acompanhe os lances ao vivo.
Sobre a Série D do Campeonato Brasileiro
Com 64 clubes de todo o país, o Campeonato Brasileiro Série D reúne toda a emoção do futebol brasileiro na luta pelo título nacional mais "raiz" do país. Reformulada, a competição ganhou novos ares após a mudança de regulamento nas últimas edições. As equipes foram divididas em oito grupos sob critérios regionais com oito times cada.
Os quatro melhores de cada chave se classificaram para confrontos eliminatórios que decidiram, em partidas de mata-mata, a passagem de cada fase, até a decisão. Os quatro semifinalistas já confirmados sobem para a Série C de 2022: ABC (RN), Aparecidense (GO), Atlético (CE) e Campinense (PB).
Serviço
Final da Série D do Brasileirão na TV Brasil
Jogo de volta – Aparecidense (GO) x Campinense (PB), sábado, dia 13/11, ao vivo, às 16h
Narração: Rodrigo Campos. Comentários: André Marques. Reportagens: Maurício Costa.
Com informações da TV Brasil