Notícias
Série Imensidão Azul destaca a barreira de corais de país da América Central
Maior barreira de recifes do hemisfério norte, localizada na América Central, e a segunda maior do planeta, após a australiana, na Oceania, o sistema de corais de Belize é a atração do quarto programa inédito de Imensidão Azul, seriado que a TV Brasil (afiliada em João Pessoa, TV UFPB, canal aberto 43.1) exibe nesta sexta-feira (8), às 21h30.
A barreira de corais de Belize tem águas que abrigam um imenso ecossistema marinho. A região selvagem de mares repletos de organismos vivos tem vasta fauna e flora. Tartarugas marinhas, raias, tubarões e enormes moreias verdes vivem nessa selva subaquática que transborda de peixes raros e exóticos.
O habitat é importante também para diversas espécies ainda ameaçadas como o peixe-boi e o crocodilo-marinho-americano. Esse reino subaquático contempla mais de 200 cavernas que hospedam uma variedade incomparável de vida marinha e formações de corais. Com cerca de 300 quilômetros de extensão, o local fica a 40 da capital, a Cidade de Belize.
Situado na costa nordeste da América Central, Belize, o país onde essa reserva é sediada, faz fronteira com México e Guatemala. Designado como Patrimônio Mundial em 1996, esse sistema de corais tem estimativa de quase 4.000 anos e foi retirado pela ONU da lista de sítios ameaçados de extinção em 2018.
Sobre a produção canadense
O seriado Imensidão Azul registra algumas das cenas mais espetaculares do planeta e investiga os mistérios das profundezas dos oceanos. Produzida pela canadense Blue Ant Media, a obra passeia por jardins submersos exuberantes, cheios de cenários vibrantes e criaturas que parecem de outro mundo.
Com seis episódios na primeira temporada e oito na segunda, o programa faz um passeio em alta definição pelo universo subaquático da Ilha de Coco, Ilha de Socorro, Baía de Roatan, Cozumel, Belize, Bahamas, Indonésia, Ilhas Maldivas, Mar de Cortez e Palau.
A série documental acompanha histórias fascinantes de mergulhadores. Ao lado destes profissionais, a equipe de produção aproxima-se de tubarões-baleia, golfinhos, arraias gigantes e cardumes espetaculares de peixes.
A atração inédita da emissora pública viaja ao lado dos principais ambientalistas marinhos do mundo em uma jornada de descobertas. Enquanto o grupo se aventura em cantos remotos do planeta, desvenda segredos do oceano e luta para preservar animais ameaçados de extinção.
O programa tem horário alternativo na programação da TV Brasil. A série Imensidão Azul pode ser acompanhada de sexta para sábado à 1h45 e aos sábados às 19h30 e às 2h45.
Serviço
Imensidão Azul-sexta-feira, dia 8/10, às 21h30
Imensidão Azul-sexta-feira, dia 8/10, para sábado, dia 9/10, à 1h45
Imensidão Azul-sábado, dia 9/10, às 19h30
Imensidão Azul-sábado, dia 9/10, para domingo, dia 10/10, às 2h45
Com informações da TV Brasil