Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > TV UFPB produz mais uma versão de clássico infantil para especial de fim de ano
conteúdo

Notícias

TV UFPB produz mais uma versão de clássico infantil para especial de fim de ano

publicado: 17/12/2024 10h24, última modificação: 17/12/2024 16h14

A TV UFPB apresenta mais um especial de fim de ano: o clássico  infantil "Chapeuzinho Vermelho", um conto de fadas escrito inicialmente  por Charles Perrault e depois pelos Irmãos Grimm. O lançamento será nesta sexta-feira (20), às 11h30, exclusivamente pelo canal do YouTube da TV.

Dirigido por Valeska Picado e com a participação do estudante do curso de Radialismo, Marcelo Schulze, a TV UFPB realiza esse projeto de Teleteatro, em parceria com a produtora artística NNCorpo, reunindo atores e estudantes, residentes nas cidades paraibanas de Santa Rita, Cruz do Espírito Santo e João Pessoa. O curta-metragem "Chapeuzinho Vermelho" é a primeira produção VISOAUDIO da TV UFPB.  

O projeto VISOAUDIO é fruto da pesquisa de doutorado de Valeska Picado, diretora de artes cênicas da TV UFPB, cujo produto da tese está disponível em  https://visoaudio.com.br/ . O principal objetivo desse projeto é a promoção de conteúdo audiovisual para telespectadores S/surdos e ensurdecidos*. Essa produção, em especial, tem a narração de Danielle Huebra, como um recurso de acessibilidade para crianças cegas e com baixa visão.

Em locações cuidadosamente preparadas pela equipe de direção de arte, coordenada por Jandira Santos, a história vai sendo contada através dos elementos cênicos e da interpretação não verbal dos atores.  O figurino foi concebido a partir de peças doadas pela comunidade e algumas peças do acervo do Laboratório Permanente de Figurino da UFPB (LAPEFI/UFPB). 

A trilha sonora do filme foi criada pela compositora e musicista, Adriana D. Schueckler, uma das artistas voluntárias do projeto. Residente nos Estados Unidos, ela participa do projeto de forma remota e realiza as gravações e edições de modo presencial, em colaboração com outros músicos e técnicos voluntários. 

*(Surdo com ‘S maiúsculo’ é utilizado para descrever pessoas que se identificam culturalmente como surdas. Surdo com 's minúsculo' faz referência apenas a alguém que sofreu uma perda física da audição. Ensurdecido é geralmente utilizado para designar uma pessoa que sofreu uma perda auditiva leve ou moderada.)

Texto: Valeska Picado

Edição: Clovis Bezerra