Notícias
TV UFPB produz mais uma versão de clássico infantil para especial de fim de ano
A TV UFPB apresenta mais um especial de fim de ano: o clássico infantil "Chapeuzinho Vermelho", um conto de fadas escrito inicialmente por Charles Perrault e depois pelos Irmãos Grimm. O lançamento será nesta sexta-feira (20), às 11h30, exclusivamente pelo canal do YouTube da TV.
Dirigido por Valeska Picado e com a participação do estudante do curso de Radialismo, Marcelo Schulze, a TV UFPB realiza esse projeto de Teleteatro, em parceria com a produtora artística NNCorpo, reunindo atores e estudantes, residentes nas cidades paraibanas de Santa Rita, Cruz do Espírito Santo e João Pessoa. O curta-metragem "Chapeuzinho Vermelho" é a primeira produção VISOAUDIO da TV UFPB.
O projeto VISOAUDIO é fruto da pesquisa de doutorado de Valeska Picado, diretora de artes cênicas da TV UFPB, cujo produto da tese está disponível em https://visoaudio.com.br/ . O principal objetivo desse projeto é a promoção de conteúdo audiovisual para telespectadores S/surdos e ensurdecidos*. Essa produção, em especial, tem a narração de Danielle Huebra, como um recurso de acessibilidade para crianças cegas e com baixa visão.
Em locações cuidadosamente preparadas pela equipe de direção de arte, coordenada por Jandira Santos, a história vai sendo contada através dos elementos cênicos e da interpretação não verbal dos atores. O figurino foi concebido a partir de peças doadas pela comunidade e algumas peças do acervo do Laboratório Permanente de Figurino da UFPB (LAPEFI/UFPB).
A trilha sonora do filme foi criada pela compositora e musicista, Adriana D. Schueckler, uma das artistas voluntárias do projeto. Residente nos Estados Unidos, ela participa do projeto de forma remota e realiza as gravações e edições de modo presencial, em colaboração com outros músicos e técnicos voluntários.
*(Surdo com ‘S maiúsculo’ é utilizado para descrever pessoas que se identificam culturalmente como surdas. Surdo com 's minúsculo' faz referência apenas a alguém que sofreu uma perda física da audição. Ensurdecido é geralmente utilizado para designar uma pessoa que sofreu uma perda auditiva leve ou moderada.)
Texto: Valeska Picado
Edição: Clovis Bezerra