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Tema II - Projeto I: Mediações sociais, educativas, culturais, linguísticas e políticas em contextos marcados pela diversidade

por emerson publicado 20/03/2020 15h41, última modificação 20/03/2020 15h50
O projeto envolve 11 programas de pós-graduação e tem como foco investigações sobre as mediações sociais, educativas, culturais, linguísticas e as políticas públicas relacionadas, principalmente, à violação de direitos humanos.

O projeto envolve 11 programas de pós-graduação e tem como foco investigações sobre as mediações sociais, educativas, culturais, linguísticas e as políticas públicas relacionadas, principalmente, à violação de direitos humanos.

Nesse sentido, serão desenvolvidas as seguintes pesquisas:

1) sobre violações aos direitos humanos, crimes de massas e genocídios que foram perpetrados em diversos países;

2)mapeamento dos perpetradores das violações de direitos humanos e crimes contra a humanidade em importantes documentos nacionais e internacionais, no âmbito da arte, literatura, filosofia, memória,informação e cultura midiática;

3) aprofundamento teórico em aspectos históricos e dimensões sociais que marcaram a trajetória do ensino de música institucionalizado no Brasil, evidenciando inclusões,exclusões e outras marcas tecidas pela colonialidade que delineou tal processo no país e em países da América Latina e EUA;

4) aprofundamento de discussões, em perspectiva comparada, sobre literaturas de minorias, indígenas e afro-ameríndias, envolvendo docentes e pesquisadores que trabalham nas Universidades do Arizona (EUA) e Alberta (Canadá);

5) investigações sobre a relação entre linguagem e educação, formação de docentes e representações sociais da prática docente; sobre o processamento e aquisição da linguagem atreladas ao conhecimento do desenvolvimento das competências linguísticas;

6) investigações sobre as diversas formas de expressão do fenômeno religioso, suas linguagens, as dimensões míticas, a inserção social das religiões, sua presença na educação, as relações com outras esferas da sociedade, os imaginários construídos, nos distintos contextos culturais, sob a perspectiva histórica e etnográfica;

7) pesquisas sobre a interferência e influência das TICs na construção de propostas capazes de impulsionar as ações didático-pedagógicas na direção do sucesso educacional,promovendo conhecimento via letramento digital;

8) investigações articuladas entre/no Brasil e Espanha sobre racismo e xenofobia;

9) Investigações sobre transjudicialidade, democracia e efeitos econômicos do poder, diversidade de ordenamentos jurídicos em espaços jus-políticos;

10) estudos nos diversos setores da sociedade civil das ações das comissões de direitos humanos e estreitamento das relações entre parceiros da Cátedra Unesco;

11) sobre a formação e a atuação dos gestores escolares no Brasil e nos países envolvidos de modo a compartilhar experiências e desenvolver soluções conjuntas.

 

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