Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Mobilidade > PB sem Fronteiras
conteúdo

PB sem Fronteiras

por mateus publicado 31/07/2024 15h41, última modificação 31/07/2024 16h39

Captura de tela 2024-07-31 161324.png

 

O Programa de Internacionalização em Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior no Estado da Paraíba, denominado “Paraíba sem Fronteiras” (PBsF), criado pela Lei n.º 12.959, de 11 de dezembro de 2023, tem como objetivo a promoção à cooperação internacional descentralizada, a formação qualificada e estratégica, bem como o desenvolvimento científico e tecnológico no âmbito das instituições de ensino superior, instituições de educação profissional e tecnológica, centros de pesquisa e empreendimentos de excelência sediados no Estado da Paraíba. A execução do Programa se dá por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (SECTIES-PB), à qual, por meio de um Acordo de Adesão lançado pelo Edital n.º 0007/2024/SECTIES, seis instituições de ensino superior paraibanas se vincularam ao Programa, entre elas a Universidade Federal da Paraíba.

 

EDITAIS LANÇADOS:

Foram lançados três editais no dia 01/04/2024 no site da FAPESQ, para mobilidade acadêmica internacional. A previsão de embarque majoritária é a partir do segundo semestre de 2024. As inscrições foram realizadas por meio de formulário on-line disponível no SIGFAPESQ (https://sigfapesq.ledes.net/) e os candidatos selecionados receberão apoio financeiro após assinatura do Termo de Outorga da FAPESQ, tais quais: mensalidade, auxílio instalação, auxílio deslocamento e auxílio seguro-saúde, além do auxílio material didático e do auxílio serviços consulares, a depender do edital.

 

BOLSAS DE GRADUAÇÃO

 

1. UNIVERSIDADE DE MONDRAGON 

 

a) Candidaturas: apenas para alunos de graduação vinculados a uma das IES públicas vinculadas ao Programa (UFPB, UEPB, IFPB, UFCG) e que tenham disciplinas similares aos dos cursos da IES estrangeiras, preferencialmente (mas não exclusivamente) pertencentes aos cursos da tabela de equivalências disposta no Edital; Os candidatos devem ter integralizado no mínimo 40% e, no máximo, 70% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto do embarque para viagem de estudos (item 5.2.4 do edital nº 09/2024). 

b) Local de destino: País Basco (Espanha) - Mondragon Unibertsitatea;

c) Duração: máximo de 1 semestre cada;

d) Vagas:

vagas.png

 

2. WARWICKSHIRE COLLEGE AND UNIVERSITY CENTRE (WCUC)

 

a) Candidaturas: apenas para alunos de graduação vinculados a uma das IES públicas vinculadas ao Programa  (UFPB, UEPB, IFPB, UFCG) e que tenham disciplinas similares aos dos cursos da IES estrangeiras, preferencialmente (mas não exclusivamente) pertencentes aos cursos da tabela de equivalências disposta no Edital; Os candidatos devem ter integralizado no mínimo 40% e, no máximo, 70% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto do embarque para viagem de estudos (item 5.2.4 do edital nº 10/2024).

b) Local de destino: Reino Unido - Warwickshire College and University Centre (WCUC);

c) Duração: máximo de 1 semestre cada;

d) Vagas:

warwick.png

 

BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

 

a) Candidaturas: apenas para alunos de mestrado ou doutorado das IES públicas e privadas, vinculadas ao PBsF (todas as seis), que já tenham Carta de Aceite em instituições anfitriãs estrangeiras;

b) Local de destino: a critério do candidato, alcance mundial;

c) Duração: duração máxima de 90 (noventa) dias, podendo ser inferior, para mestrado sanduíche, e duração máxima de 180 (cento e oitenta) dias, podendo ser inferior, e/ou prorrogável por igual período (180 dias a mais) para doutorado sanduíche.

d) Vagas: até 10 (dez) bolsas de mestrado sanduíche e até 10 (dez) de doutorado sanduíche.

As candidaturas para bolsas de pós-graduação, nas modalidades de mestrado e doutorado sanduíche, contam com um manual para a submissão de propostas.  

 

ESTUDANTES DA UFPB FORAM CONTEMPLADOS NOS EDITAIS 2024 DO PROGRAMA PARAÍBA SEM FRONTEIRAS. 

Confira os resultados da 1ª chamada e das listas de espera no portal da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba