(Fotos: Ivandro Candido)
No dia 05 de outubro de de 2018, no Auditório Maria da Dores Monteiro Baracho, ocorreu a solenidade de entrega do Diagnóstico Geoambiental Integrado do Município de Areia, Paraíba, como Subsídio para o Planejamento e Gestão Ambiental ao Prefeito no Município de Areia, Sr. João Francisco de Albuquerque.
O diagnóstico é resultado do trabalho árduo da equipe (Laboratório de Ecologia Vegetal, Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Departamento de Solos e Engenharia Rural) coordenada pelos professores Dr. Leonaldo Alves de Andrade e Dra. Célia C. Clemente Machado, com a colaboração de Dr. Raphael Moreira Beirigo, Me. Victor Ferreira Brandão e do Eng.° Felipy Rafael M. Pereira, os quais se dedicaram durante um ano para caracterizar o município de Areia em seus aspectos geoambientais (geologia, relevo, pedologia, geodiversidade, clima, rede de drenagem e vegetação), visando à elaboração de um mapeamento de vulnerabilidade natural e ambiental e de aptidão agrícola das terras, gerando, com isto uma base para o planejamento ambiental, o estabelecimento de diretrizes, ações prioritárias para projetos e implantação de políticas públicas.
Procedeu-se ao levantamento, organização e análise das informações sobre Geologia, Relevo, Geodiversidade e Uso e Cobertura da Terra, recorrendo-se às seguintes fontes:
- GEOBANK/CPRM;
- SUDENE;
- AESA;
- EMBRAPA – SOLOS;
- IMAGENS ORTORRETIFICADAS DO SATÉLITE PLANET SCOPE.
Estiveram presentes à Solenidade, além da equipe que realizou o trabalho, o Diretor do CCA, Prof. Manoel Bandeira, alguns servidores e professores do CCA, o prefeito João Francisco e os Secretários da Prefeitura Municipal: Irisvaldo Nascimento (Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento), Tinho Santos (Turismo), Gerson Paulino (Cultura), Sandra Medeiros (Educação), Leopoldo Gondim Medeiros (Finanças) e Carlos Roberto Tito (Infraestrutura).
Durante a apresentação do diagnóstico, o Professor Leonaldo Alves e a Profa. Célia Clemente Machado afirmaram que estas informações devem subsidiar a elaboração de Projetos que visem o reflorestamento em áreas de preservação permanente, tais como as Matas Ciliares; a criação de corredores ecológicos; a implantação de sistemas agroflorestais nas áreas de reserva legal também poderia favorecer a diminuição do isolamento entre os fragmentos florestais. Tudo isto pode ser pleiteado como Serviços Ambientais, beneficiando os produtores rurais e o município como um todo.
Este mapeamento, gerado na escala de 1:15.000, possibilitará interpretações mais acuradas da realidade do município, tanto no que se refere ao uso e ocupação do solo, quanto ao planejamento ambiental e à tomada de decisões, para os mais diversos fins, inclusive para a gestão pública municipal, visando projetos de desenvolvimento a médio e longo prazo. Os Produtos gerados com este trabalho e ora apresentados, colocam o município de Areia na vanguarda do conhecimento do seu território. Poucos municípios do Brasil detêm tantas informações sobre si mesmos.
O Prof. Manoel Bandeira ressaltou a grande importância do trabalho realizado, parabenizou a dedicação de toda a equipe e agradeceu a colaboração da Prefeitura municipal de Areia em todo o processo.
O Prefeito João Francisco ressaltou que muito se pode fazer quando as pessoas têm boa vontade. Salientou que, de posse deste diagnóstico, irá firmar convênios entre a Prefeitura Municipal e o CCA, bem como, irá utilizar-se das informações para justificar projetos e captação de recursos em favor do município.
No link a seguir, todo o material está disponível:
https://drive.google.com/drive/folders/1qtokybekB1VrS2T-QnTeN3k4S4Z0yUeE?usp=sharing