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J. Orlando Alves

por Compomus publicado 02/06/2020 11h15, última modificação 02/06/2020 11h15
Biografia do compositor J. Orlando Alves

José Orlando Alves é natural de Lavras - MG (13 mar. 1970). Bacharel em Composição Musical pela UFRJ (1988), Mestre em Composição pela UFRJ (2001) e Doutor em Música – Processos Criativos – pela UNICAMP (2005). Professor Associado de Composição Musical da UFPB desde fevereiro de 2006 e membro do COMPOMUS, atuou como coordenador do laboratório de 2007 a 2009. Faz parte do Grupo Prelúdio 21: Compositores do Presente, desde sua criação em 1998, que reúne atualmente os compositores Alexandre Schubert, Caio Senna, Marcos Lucas, Neder Nassaro e Pauxy Gentil-Nunes.

 

Participou dos Panoramas da Música Brasileira Atual de 1994 a 2017; da Bienal de Música Brasileira Contemporânea, Rio de Janeiro-RJ, de 1997 e 2019; e da Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso, Cuiabá-MT, em 2004 e 2006. Participou, em 2001, do Encontro de Compositores e Intérpretes Latino-Americanos, realizado em Belo Horizonte.

 

Premiado em 1.º lugar no Primeiro Concurso FUNARTE de Composição, na categoria II – Duos, com a obra Pantomimas, para clarineta e fagote. Foi premiado também em 2.º lugar no mesmo concurso, na categoria IV – Quintetos, com a obra Quinctus, para quinteto de sopros. No VII Concurso Nacional de Composição Musical do IBEU, obteve o 1.º lugar com a obra Quantum, para quinteto de sopros. Recebeu Menção Honrosa no Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri, promovido pela Orquestra Sinfônica da USP, com a obra orquestral Circinus. Foi um dos oito finalistas do VIII Concurso Nacional de Composição IBEU 2006, com a obra In " Sessions", para Big Band. Premiado em 3.° lugar no Concurso SESIMINAS de Composição para Orquestra de Câmara, Belo Horizonte - MG, 7 nov. 2006. Recebeu em 2009 a Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Artística para composição de cinco peças sinfônicas. Em 2015, recebeu a Menção Honrosa no 2º Concurso Internacional de Composição Opus Dissonus, com a peça “Fantasia quase una Toccata” para piano solo. Nesse mesmo ano ocorreu a estreia da peça sinfônica “Candelária” no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, encomendada pela Orquestra Petrobrás Sinfônica, em comemoração aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. No concurso promovido pela FUNARTE de seleção de obras para a Bienal de 2015, foi premiado na categoria Orquestra de Cordas com a peça Concerto Grosso. Em 2017, foi convidado do “49th International Horn Symposium” para compor o Concerto para Trompa e Orquestra, estreado durante o simpósio. Na Bienal de 2019 ocorreu a interpretação do Concerto para Trompa e Orquestra, obra premiada no concurso que selecionou as obras que participariam do referido evento.

 

Entre suas obras, além das premiadas já referidas, destacam-se: Pequena Suíte Brasileira, para orquestra sinfônica; Concertino para Oboé e Orquestra de Cordas; Quinteto (dedicado ao Grupo Música Nova do Rio de Janeiro); Sonata para Piano; Fantasia para Metais e Piano; Sonatina para Oboé e Piano; e Concerto para Violão e Orquestra de Cordas, além de diversas outras (mais de 200) incluídas no seu catálogo que será divulgado em 2020, na comemoração dos 50 anos do compositor.

 

Tem diversas publicações em Congressos e Colóquios de Pesquisa. Participou do I Colóquio de Pesquisa da UFRJ, realizado em 17 nov. 1999, com o artigo intitulado “A Utilização da Teoria dos Conjuntos na Composição Musical: a composição com um único conjunto”. No XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação Musical (SBCM), realizado na UNICAMP de 02 a 08 ago. 2003, publicou o artigo "Estruturas: uma Composição Interativa a Partir dos Recursos do Vox

Populi". Participou do VIII Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação em Música da UNIRIO, realizado de 06 a 08 out. 2003, publicando o artigo "Invariâncias Para Piano Solo: uma aplicação do planejamento composicional parametrizado relacionado às alturas”. No XIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), realizado em Porto Alegre de 18 a 21 ago. 2004, publicou dois artigos: 1) "O Planejamento Composicional Parametrizado Aplicado às Alturas na Composição das Invariâncias Para Piano Solo"; 2) "Aspectos do Planejamento Composicional Relacionado à Textura na Peça Disposições Texturais n.° 3". No XV Congresso da ANPPOM, realizado no Rio de Janeiro de 18 a 22 jul. 2005, publicou o artigo intitulado "Reflexões sobre a Criação Gestual na Peça Invariâncias para Piano Solo". Publicou em 2005, na Revista da Pós-Graduação em Música da UNICAMP, o artigo "Introdução ao Planejamento Composicional Matricial". No XVI Congresso da ANPPOM, realizado em Brasília-DF de 28 ago. a 1 set. 2006, publicou o artigo intitulado "A Abordagem Paramétrica no Planejamento Composicional Aplicado à Textura", além de diversas outras publicações em anais, incluindo o trabalho “Os Intervalos Característicos na Composição do Concerto Breve para Corne Inglês e Cordas”, incluído nos anais da XXIX ANPPOM de 2019. Publicou em diversas revistas especializadas (Hoodie, OPUS, Debates, Claves).

 

Desde 2007, a produção artística com novas composições e estreias foi intensificada com a aprovação através de edital da participação do Grupo Prelúdio 21 em 9 concertos anuais (de abril a dezembro), com diferentes intérpretes e formações instrumentais. No ano de 2020, totalizará 13 temporadas com o total de 117 concertos.

 

 

PRINCIPAIS COMPOSIÇÕES

Variações 1993 (2019) – orquestra de cordas.

Elegia “Perdas” (2018) – orquestra de cordas.

Concerto Breve para Corne Inglês e Cordas (2017) – orquestra de cordas e solista.

Concerto Breve para Violino e Cordas (2017) – orquestra de cordas e solista.

Concerto para Trompa e Orquestra (2017) – orquestra sinfônica e solista.

Prólogo, Evocação e Dança (2016) – orquestra de cordas e percussão solista.

Concerto Breve para Trompa e Cordas (2016) – orquestra de cordas e solista.

Candelária (2015) – orquestra sinfônica.

Concerto Grosso para cordas (2015) – orquestra de cordas e solistas.

Concerto para Viola e Orquestra (2014) – orquestra sinfônica e solista.

Introspecções II (2012) – violoncelo e piano

Introspecções I (2011) – violino e piano

Interferências (2009) – quarteto de cordas

Introitus (2008) – coro masculino, soprano solista e piano

Interpolações I (2007) – orquestra de câmara.

Insinuâncias (2006) – duo de percussão.

In"Sessions" (2006) – big band.

Dispersões (2006) – orquestra de cordas.

Intensicações (2006) – quinteto de metais e piano.

Circinus (2005) – orquestra sinfônica.

Inserções IV (2005) – trompete e piano.

Sincrofonia II (2005) – marimba e flauta.

In Extremis (2004) – flauta e piano.

Inserções III (2004) – trombone e piano.

Sincrofonia (2004) – duo de percussão, clarineta e violoncelo.

Disposições Texturais (2003) – piano solo.

Inserções I (2003) – clarineta e piano.

Inserções II (2003) – flauta e piano.

Invariâncias (2003) – piano solo.

Prelúdio e Palíndromo (2003) – quarteto de trompetes.

Quantum (2003) – quinteto de sopros.

Pantomimas IV (2001) – clarineta e fagote.

Quinctus (2001) – quinteto de sopros.

Fanfarras (2000) – quatro trompas e quatro trompetes.

Fantasia para Trompa e Piano (2000).

Pantomimas III (2000) – duo de fagotes.

Quinteto para Clarineta e Cordas (2000).

Sonatina para Oboé e Piano (1999).

Variações sobre o grupo 4-16 (1999) – piano solo.

Concerto Breve para Sopros (1998).

Concerto para Violão e Orquestra de Cordas (1998).

Variações para Trio de Palhetas (1998).

Sonata para Piano (1998).

Fantasia (1997) – clarineta, trombone, violino, violoncelo e contrabaixo.

Fantasia para Metais e Piano (1997).

Pantomimas I (1997) – viola e contrabaixo.

Pantomimas II (1997) – duo de oboés.

Quinteto (1997) – clarineta, trombone, violino, violoncelo e contrabaixo.

Concertino para Oboé e Orquestra de Cordas (1996).

Quatro Peças para Quarteto de Flautas (1996).

Variações para Quarteto de Cordas (1996).

Duo para Violino e Violoncelo (1995).

Fantasia para Oboé, Trompa e Piano (1995).

Pequena Suíte Brasileira (1995) – orquestra sinfônica.

 

 

Contato

 

jorlandoalves2006@gmail.com