Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > UFPB entrega reforma da Editora Universitária e amplia espaço do Comitê de Inclusão e Acessibilidade
conteúdo

Notícias

UFPB entrega reforma da Editora Universitária e amplia espaço do Comitê de Inclusão e Acessibilidade

publicado: 03/02/2020 15h00, última modificação: 06/11/2024 19h19
Obra na Editora soluciona problemas estruturais após 50 anos e Comitê ganha novas salas

Foto: Lucas Andrade

Nesta quarta-feira (6), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) entregou a readequação do prédio da Editora Universitária, no Campus I (João Pessoa). Com investimento de, aproximadamente, R$480 mil. A reestruturação soluciona problemas de degradação da edificação, que funciona no local desde 1970, e põe fim a um período de cinco décadas sem grandes obras na Editora. 

O objetivo da reforma foi resolver problemas como goteiras, infiltrações, instalação elétrica e danos causados por cupins. Para isso, o telhado recebeu madeiramento e foi impermeabilizado, além de ter parte de suas telhas substituídas. Outras intervenções foram realizadas, como a manutenção do forro de PVC, a substituição de reboco danificado, troca de revestimento cerâmico e granilite, pintura geral, manutenção dos banheiros, além de troca e manutenção de esquadrias – portas, janelas, vidros, gradis –, substituição das instalações elétricas e adequação da rede lógica.

Os serviços foram coordenados pela Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da UFPB e foram feitos de forma a preservar as características originais do prédio. 

Na estrutura recém inaugurada, serão reacomodados os três setores da Editora Universitária: o Setor Administrativo, o Setor de Diagramação, responsável pela produção de cerca de 80 livros por ano, e o Setor de Periódico, que oferece suporte a 65 revistas acadêmicas publicadas pela UFPB. O retorno definitivo para o prédio ocorrerá após a instalação de internet e dos aparelhos de ar-condicionado. Até lá, os três setores da Editora UFPB seguem funcionando no térreo do prédio da Reitoria. 

A readequação inclui também um galpão. Parte dele abrigará o parque gráfico da editora, enquanto a outra será transformada em um museu, onde máquinas antigas do processo de editoração serão exibidas. A conclusão desta etapa está prevista para janeiro de 2025. Somados, o galpão e o prédio readequado ocupam uma área de, aproximadamente, 800m². 

Durante a cerimônia de inauguração, o professor Natanael dos Santos, Diretor da Editora Universitária, destacou a importância histórica da reforma, lembrando os desafios enfrentados pela equipe com as antigas instalações. Segundo ele, as condições estruturais comprometiam a salubridade dos ambientes, o que gerava queixas constantes dos servidores.

Representando a Reitoria na ocasião, o Pró-reitor de Administração, professor Cássio Besarria, celebrou o momento e ressaltou o papel central da editora no cumprimento dos objetivos da UFPB. 

“A Editora é a porta-voz de tudo que é produzido na Universidade, seja em pesquisa, extensão e até em ensino. Ela faz com que o material para a divulgação do conhecimento acadêmico produzido pela UFPB esteja acessível à sociedade”, afirmou Besarria.

Além do Diretor da Editora Universitária e do titular da Pró-reitoria de Administração (PRA), prestigiaram o momento os seguintes dirigentes da gestão superior da UFPB: o Chefe de Gabinete da Reitoria, professor Pablo Nogueira; a Pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Rita de Cássia Pereira; e o Assessor Especial do Reitor, Oriel Farias, bem como servidores técnicos-administrativos lotados na unidade.

Entrega de adequação e ampliação do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) 

Além da reforma na Editora Universitária, a UFPB também entregou, nesta quarta-feira, a ampliação e readequação do espaço destinado ao Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), localizado no hall do prédio da Reitoria. A ampliação, que aumentou o número de salas de duas para cinco, foi possível graças à reorganização das divisórias e mudanças no layout do espaço. As melhorias incluíram, ainda, manutenção elétrica, pintura e adequações para garantir acessibilidade aos usuários.

Durante a cerimônia de entrega, a Vice-reitora da UFPB, professora Liana Filgueira, destacou a importância dessa mudança de espaço para o CIA. Em sua fala, ela enfatizou a visão do reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, que busca melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade universitária, mesmo com recursos reduzidos. Segundo a Vice-reitora, a entrega do novo espaço é resultado das escolhas cuidadosas feitas pela gestão, priorizando infraestruturas e condições dignas para os atendimentos do CIA. 

O CIA é uma assessoria especial vinculada diretamente ao Gabinete da Reitoria, com sede no Campus I (João Pessoa) e subsedes nos demais campi, que atua na promoção de protagonismo e autonomia para estudantes e servidores com deficiência, de forma a eliminar barreiras físicas, atitudinais, pedagógicas e de comunicação. Entre suas iniciativas, destaca-se o programa Aluno Apoiador, que seleciona estudantes para apoiar discentes com deficiência em suas jornadas acadêmicas, atendendo a necessidades específicas e promovendo inclusão.

Estiveram presentes à entrega o coordenador e a vice-coordenadora do CIA, Rafael Monteiro e Natália Calheiros, respectivamente, além do Chefe de Gabinete da Reitoria, professor Pablo Nogueira, do Pró-reitor de Administração, professor Cássio Besarria, e da Pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Rita de Cássia Pereira. Servidores técnicos-administrativos, docentes e estudantes que fazem parte do Comitê também prestigiaram a entrega. 

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Fotos: Lucas Andrade
Ascom/UFPB