Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > NOVAS AÇÕES AFIRMATIVAS PARA UMA CULTURA ANTIRRACISTA
conteúdo

Notícias

NOVAS AÇÕES AFIRMATIVAS PARA UMA CULTURA ANTIRRACISTA

publicado: 09/07/2024 13h31, última modificação: 21/11/2024 10h12
Texto da Reitora Terezinha Domiciano destaca ações para fortalecer a presença das pessoas negras na Universidade

Foto: Angélica Gouveia

Através da Lei 14.759/2023, o dia 20 de novembro é dedicado ao Dia da Consciência Negra, e vem ampliar a celebração do Dia Nacional de Zumbi instituído pela Lei nº 12.519/2011. Muito mais que um feriado, trata-se de uma data de extrema importância para a reflexão da relevância dos povos afrodescendentes na história e cultura do nosso país.

Apesar dos avanços obtidos como a Lei de cotas nas universidades públicas (Lei 12.711/2012), recente estudo divulgado pelo Dieese (2024) demonstra que a inserção das pessoas negras no mercado de trabalho ocorre de forma desfavorável, havendo maior concentração em profissões com baixos rendimentos. Além disso, foram também verificadas alta informalidade e desigualdades de rendimento, com piores indicadores para mulheres negras, demonstrando que ainda há muito o que avançar.

No sentido de contribuir com uma sociedade mais justa e igualitária, a UFPB adotará, para além da política de cotas, um conjunto de novas ações afirmativas para uma cultura antirracista, através de:

- Capacitação de gestores e colaboradores sobre discriminação racial;

- Estabelecimento de política para evitar e combater a discriminação racial dentro dos campi e nas redes sociais da instituição;

- Fortalecimento da Comissão de Heteroidentificação e de núcleos, projetos e ações que tratam da temática;

- Proposição ao Consuni da criação do Prêmio de honra ao mérito intitulado “Aya”. O Prêmio será concedido anualmente aos pesquisadores/as pretos/as da UFPB, por sua trajetória acadêmica na instituição e cujos projetos apresentem melhores avaliações no Encontro Unificado, em cada eixo temático.

Para além disso, teremos ainda:

- Exposição de artistas negros/as no Hall da Reitoria;

- I Encontro de Pesquisadores/as pretos/as da UFPB, em construção com o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) e o Comitê de Inclusão;

- Realização de uma “Roda de Conversa” no dia 21 de novembro;

- Estabelecimento de minuta de parceria junto ao Tribunal de Justiça da Paraíba para combate às práticas antirracistas.

 

De acordo com a tradicional simbologia Adinkra, o ideograma Aya - ilustrado através do ideograma acima - é um símbolo de resistência e desafio às dificuldades. A Reitoria da UFPB estará trabalhando, portanto, para, junto com a comunidade acadêmica, combater as desigualdades raciais na instituição e na sociedade. Essa é nossa missão. Todo respeito e reverência aos povos afrodescendentes! 

* * *
Texto: Terezinha Domiciano
Edição: Marcel Vieira
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB