Você está aqui: Página Inicial > Contents > Direto da Reitoria > Agraciada no Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, UFPB participa de solenidade no Pará
conteúdo

Notícias

Agraciada no Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, UFPB participa de solenidade no Pará

publicado: 08/07/2024 09h51, última modificação: 08/07/2024 13h55
Agora premiada na categoria ‘Mérito Institucional’, a UFPB recebe reconhecimento pelo segundo ano consecutivo

Foto: Angélica Gouveia

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Valdiney Gouveia, participa, nesta segunda-feira (08), da solenidade de premiação do 21º Prêmio Destaque na Iniciação Cientifica e Tecnológica - Edição 2023, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade federal de incentivo à pesquisa instituidora da premiação. O evento acontece no Campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, no Pará.

Agraciada na Categoria ‘Mérito Institucional’, a UFPB também estará presente no evento por meio da professora Fátima Vanderlei, coordenadora geral de Programas Acadêmicos e de Iniciação Científica (CGPAIC) da Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq). 

De acordo com o Reitor Valdiney Gouveia, esse é um reconhecimento ao trabalho que tem sido feito na Propesq em favor do desenvolvimento científico, e em nome da professora Fátima Vanderlei, ele parabeniza todos que contribuíram para essa importante premiação, resultante do trabalho do corpo administrativo da Propesq e do empenho dos alunos – atuais e egressos – de iniciação científica da UFPB e dos pesquisadores da UFPB.

Na categoria ‘Mérito Institucional’ do prêmio, são reconhecidas instituições que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Por conta disso, a Universidade será premiada com 5 a 20 bolsas adicionais de iniciação científica ou de iniciação tecnológica, que serão adicionadas às atuais 663 bolsas em nível de graduação e ensino médio financiadas pelo CNPq na UFPB. Outras 620 são pagas com recursos próprios. 

A entrega das premiações acontecerá durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na UFPA.

Com a conquista deste ano, a UFPB é reconhecida com o prêmio por dois anos consecutivos. Em 2023, na 20ª edição do Prêmio, um projeto de iniciação científica na área de Ciências da Vida, desenvolvido no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade pelo docente Francisco Humberto Xavier Júnior e a estudante de graduação Ana Flávia Chaves Uchôa, foi um dos nove premiados naquela edição. 

* * *
Texto: Vinícius Vieira, com informações do CNPq
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB