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PRPG da UFPB desenvolve pesquisa com egressos para aprimorar pós-graduação

publicado: 21/03/2025 14h15, última modificação: 21/03/2025 14h15
Iniciativa integra o projeto de autoavaliação institucional da PRPG

PRPG da UFPB desenvolve pesquisa com egressos para aprimorar pós-graduação

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Coordenação de Acompanhamento e Avaliação dos Programas e Cursos de Pós-Graduação (CAAPG), conduziu, entre os dias 10 e 20 de março deste ano, uma pesquisa voltada para a avaliação das atividades e serviços da pós-graduação a partir da perspectiva dos egressos. O estudo também teve como objetivo mapear interesses acadêmicos e profissionais desses ex-alunos.

Essa iniciativa integra o projeto de autoavaliação institucional da PRPG, denominado ‘avaliação por agentes’, que visa ao aprimoramento contínuo das ações da UFPB e atende às diretrizes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa conta com a colaboração de especialistas do Laboratório de Estudos em Modelagem Aplicada (LEMA) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA).

De acordo com o professor Josean Fechine, coordenador da CAAPG, o processo de autoavaliação envolve diversos segmentos da comunidade acadêmica, incluindo discentes, docentes, técnicos-administrativos e egressos. “Com a efetivação do instrumento de avaliação por parte dos egressos, a UFPB dá um passo importante para consolidar sua política de autoavaliação e desenvolver um planejamento estratégico com ações visando a melhoria da qualidade dos programas de pós-graduação”, destacou Fechine.

O professor Franzé Costa, pesquisador do LEMA e docente do PPGA, enfatiza que o projeto tem um escopo ampliado. Segundo ele, a parceria entre PPGA, LEMA e PRPG já resultou na criação de um instrumento de avaliação aplicado periodicamente aos discentes ativos. “Nosso objetivo é padronizar os processos de avaliação de discentes e egressos nos três níveis acadêmicos: técnico, graduação e pós-graduação. Essa colaboração faz parte de um projeto de pesquisa sobre avaliação institucional e Gestão Baseada em Evidências (GBE), permitindo o desenvolvimento de teses e dissertações ao mesmo tempo em que a universidade recebe instrumentos metodologicamente validados”, explicou Costa.

Entre os pesquisadores envolvidos, destaca-se a doutoranda Patrícia de Oliveira Campos, que desenvolve sua tese no PPGA com foco na Gestão Baseada em Evidências. Ela é responsável pela validação das métricas do instrumento e pela modelagem da comunicação dos dados coletados. “O instrumento foi elaborado com rigor acadêmico-científico, garantindo acesso a informações estratégicas. Além das análises descritivas, ele possibilita resultados prescritivos, indicando áreas prioritárias para a melhoria do desempenho dos programas de pós-graduação”, ressaltou Patrícia.

Os resultados preliminares da pesquisa já apontam dados relevantes. Entre os programas que tiveram mais de 100 participantes, o Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) se destacou com o maior impacto percebido no sucesso profissional dos egressos (média = 9,3) e o maior índice de recomendação do curso (Net Promoter Score = 84,7%). Além disso, foram identificadas áreas de melhoria para a UFPB, como infraestrutura e desenvolvimento de projetos acadêmicos.

A expectativa é que a PRPG, em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), disponibilize até maio um dashboard de acesso público com os principais dados da pesquisa, permitindo maior transparência e subsidiando ações estratégicas para a pós-graduação da UFPB.

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Ascom/UFPB, com informações da CAAPG
Foto: Divulgação