Notícias
PRPG propõe resolução para autoavaliação e planejamento institucional na pós-graduação da UFPB
Na última sexta-feira (10), a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) enviou às Coordenações e Secretarias dos programas de pós-graduação da UFPB, por meio de ofício circular, a proposta de minuta de resolução que regulamenta a política de melhoria da qualidade dos programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos pela UFPB e dos processos de autoavaliação e planejamento institucional na pós-graduação. A proposta visa à consolidação dos programas de pós-graduação nas avaliações periódicas de permanência realizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O processo de autoavaliação monitora a qualidade do programa de pós-graduação, incluindo a sua proposta, processo formativo, produção intelectual e impacto na sociedade, tendo como intuito subsidiar o planejamento estratégico e as tomadas de decisão internas com impacto na melhoria da qualidade geral do Programa. A proposta de minuta prevê que a política de melhoria da qualidade dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFPB e os instrumentos de autoavaliação e planejamento institucional na pós-graduação a serem implementados terão o apoio de programas específicos para a melhoria do ensino e dos impactos da pós-graduação na instituição.
O documento será discutido no primeiro Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação da UFPB de 2025, que ocorrerá em 30 de janeiro, ocasião em que a PRPG e os coordenadores vão apontar possíveis aprimoramentos na minuta frente às demandas dos programas. Em seguida, o texto será enviado para apreciação e aprovação por parte do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE).
Segundo Evandro Leite, Pró-Reitor de Pós-Graduação, “a construção e apresentação da proposta de minuta de resolução para os coordenadores dos programas de pós-graduação da UFPB consta do plano de ação para os primeiros 100 dias da nova gestão da PRPG e constitui uma nova e importante iniciativa institucional de indução e suporte para que os programas de pós-graduação da UFPB possam elaborar, com base nos processos internos de autoavaliação e planejamento, os seus planos de ação quadrienal com vistas à melhoria da sua qualidade, considerando os seus pontos fortes e fragilidades detectadas, sempre de forma alinhada à sua vocação e missão”.
O Pró-Reitor ainda destaca que a proposta de minuta de resolução prevê que “os programas de pós-graduação devem considerar a missão, visão, valores, objetivos estratégicos e metas do PDI da UFPB vigente quando da elaboração do plano de ação quadrienal”. O PDI 2024-2028 pode ser acessado nesse link.