Notícias
UFPB amplia parcerias com Sebrae Paraíba e Assembleia Legislativa
No dia 17 de dezembro, a Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Terezinha Domiciano, tomou posse como titular no Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Paraíba, enquanto o assessor especial da Reitora, Roberto Germano Costa, assumiu como suplente. O conselho é composto por 13 instituições e presidido por Mário Borba, da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA), e possui a função de deliberar sobre as principais decisões administrativas do Sebrae.
Com a participação da UFPB, espera-se ampliar o diálogo e as parcerias institucionais. O assessor Roberto Germano fala da importância da universidade ter um assento no conselho.
“Este conselho tem uma característica muito importante, porque amplia as parcerias da universidade e, dessa forma, a reitora, como representante institucional, tem um diálogo muito mais próximo com instituições como o Banco do Nordeste, Caixa Econômica, secretarias do estado da Paraíba, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), FEComércio, FAEPA e outras”, relata o professor, que finaliza reforçando a relevância da posse. “Foi um dia muito especial para a UFPB, e a gente espera que a presença da professora Terezinha leve a algumas ações conjuntas com esses órgãos que fazem parte do conselho”, fala o professor.
Visita à Assembleia Legislativa da Paraíba
A reitora também participou de uma reunião com o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado Adriano Galdino, que, na ocasião, estava representando o governo do estado da Paraíba. O encontro tratou da possibilidade de futuras emendas parlamentares estaduais para a UFPB em 2025.
Também foi discutida a recuperação do ginásio de esportes da UFPB, tanto para benefício da comunidade acadêmica, como da população em geral. Outro ponto em questão foi o fortalecimento das ações conjuntas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com apoio técnico da plataforma desenvolvida pelo professor Alessio Tony Cavalcanti de Almeida, da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN).
Além disso, a UFPB deu início à articulação para a apresentação de um termo de cooperação técnica entre as duas instituições, que de acordo com o professor Roberto Germano, é o primeiro passo para o estabelecimento de novas parcerias com a Assembleia Legislativa.