Notícias
UFPB assina acordo de cooperação técnica com Setur-JP que poderá ajudar no fomento do turismo em João Pessoa
A Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Terezinha Domiciano, assinou, nesta segunda-feira (2), um acordo de cooperação técnica entre a UFPB e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para promover o projeto “Radar de Inteligência da Economia e Turismo” (RIET) de João Pessoa.
A oficialização do convênio ocorreu no gabinete da Reitoria da UFPB, no Campus I (João Pessoa), na presença do professor Francisco Coelho Mendes, coordenador do programa Observatório de Turismo da Paraíba (OTPB), do titular da Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur-JP), o secretário Daniel Rodrigues de Lacerda Nunes, e demais representantes do órgão.
De acordo com a Coordenação de Convênios da UFPB, a Setur-JP deverá investir o valor de R$ 84.720,00 para realização de serviços de pesquisa em turismo pela equipe do programa OTPB, vinculado à UFPB, que reúne pesquisadores do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da UFPB, além de colaboradores do Trade Turístico da Paraíba.
O objetivo desta parceria é, com o emprego de inovações e tecnologias, fornecer informações estratégicas que possam aprimorar a oferta turística na capital paraibana, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade dos serviços turísticos oferecidos em João Pessoa.
A coleta de dados começa já neste mês de dezembro, mediante realização de pesquisa de dados secundários e pesquisa de campo (dados primários), metodologia com a qual o programa OTPB pretende constatar a demanda e a oferta turística, por meio da avaliação do perfil do turista e do destino turístico.
Além disso, haverá também coleta de dados secundários, provenientes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (CADASTUR) e Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), de forma a contemplar os segmentos do trade turístico de João Pessoa que desenvolvem Atividades Características do Turismo (ACT), como agências de turismo, alimentação (alimentos e bebidas), meios de hospedagem, transportes (aéreo e rodoviário) e atividades culturais, desportivas e recreativas.
O professor Francisco Coelho Mendes destaca a importância da construção de iniciativas conjuntas entre a UFPB e os setores público e privado para subsidiar políticas de inovação e desenvolvimento sustentável para o setor de turismo, um dos mais importantes vetores da economia do município.
“Esta proposta fará uso da inteligência turística, que tem como solução promover e ampliar a capacidade de captura de dados e inteligência analítica da pesquisa, com foco na qualidade da oferta turística e melhoria dos destinos turísticos de João Pessoa”, explicou o docente da UFPB.
Texto: Vinícius Vieira