Você está aqui: Página Inicial > Contents > Por dentro da Gestão > UFPB recebe visita de representantes do sistema penitenciário da Paraíba
conteúdo

Notícias

UFPB recebe visita de representantes do sistema penitenciário da Paraíba

publicado: 15/09/2023 17h21, última modificação: 15/09/2023 17h21
Encontro foi motivado para aperfeiçoar protocolo de intenções assinado entre UFPB e Seap

Foto: Vinícius Vieira

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu, nesta sexta-feira (15), a visita do gerente executivo de ressocialização da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), João Rosas. O gestor e sua comitiva, formada pelo diretor e pelo assessor da Escola de Gestão Penitenciária da Paraíba (Egepen), Mazukyevicz Nascimento e Nunes Neto, respectivamente, foram recebidos pela Vice-reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira. 

Durante a visita, foram debatidas as ações que poderão ser desenvolvidas entre o sistema penitenciário da Paraíba e a UFPB no âmbito do protocolo de intenções firmado em julho de 2022, objetivando a cooperação técnico-científica em atividades de ensino, pesquisa e extensão entre as duas instituições.  

Entre essas ações, estão o auxílio na capacitação dos policiais penais da Paraíba e o apoio à ressocialização de pessoas privadas de liberdade, que poderão prestar serviços à UFPB com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. De acordo com a Lei Federal nº 7.210/84 (Lei de Execução Penal), os reeducandos que concordarem em realizar os serviços terão direito à remissão de um dia da pena privativa de liberdade a cada três trabalhados.

Para João Rosas, o encontro ocorrido nesta sexta foi importante para aperfeiçoar a parceria já existente e dar os encaminhamentos necessários para que seja iniciada a execução das atividades, contribuindo com a reintegração social dos reeducandos.  

“Os reeducandos terão a oportunidade de desempenhar na UFPB uma atividade laboral, tanto na parte de manutenção geral como em trabalhos técnicos. Além de contribuir com a ressocialização, o fato de oportunizar, às pessoas privadas de liberdade, uma ocupação também diminui a reincidência criminal”, observou o gerente executivo.  

A Vice-reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, avaliou positivamente a reunião, afirmando que a interação entre as duas instituições traz um propósito que vai além do institucional.

“Consideramos que essa é uma das funções da Universidade, contribuir para melhorar a sociedade. Por meio deste protocolo, os docentes poderão contribuir para que os reeducandos possam adquirir conhecimentos técnicos, facilitando sua inserção na sociedade após terem cumprido suas penas. A proposta é oferecer cursos técnicos EAD na área de elétrica, mecânica, manutenção de placas solares e outros, conforme a demanda do mercado. Em contrapartida, as pessoas privadas de liberdade poderão colaborar prestando serviços à Universidade em diversos setores, dentro dos padrões de segurança e outras normas vigentes”, explicou a Vice-reitora. 

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Vinícius Vieira
Ascom/UFPB