Você está aqui: Página Inicial > Contents > Divulgação Científica > Doutoranda da UFPB é selecionada como embaixadora acadêmica do CAS SciFinder para representar a Região Nordeste
conteúdo

Notícias

Doutoranda da UFPB é selecionada como embaixadora acadêmica do CAS SciFinder para representar a Região Nordeste

publicado: 19/12/2024 15h38, última modificação: 19/12/2024 15h39
A iniciativa visa fortalecer e incentivar o uso de recursos tecnológicos que apoiam a pesquisa científica e inovação

Foto: Arquivo Pessoal

Estudante do Programa de Pós-Graduação em Produtos Bioativos Naturais e Sintéticos (PGPNSB) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi selecionada como embaixadora acadêmica do Chemical Abstracts Service (CAS), uma divisão da American Chemical Society (ACS) - Sociedade Americana de Química - para representar a região Nordeste. A iniciativa faz parte do Programa de Embaixadores do CAS (CAS Young Scientists), que visa fortalecer a pesquisa científica e a inovação no Brasil.  

O programa seleciona quatro pós-graduandos brasileiros — um de cada região do país — para representar o CAS em eventos acadêmicos e promover a conscientização sobre o uso da ferramenta CAS SciFinder. Além de atuar como porta-voz da marca, os embaixadores compartilham suas experiências com estudantes e professores de graduação e pós-graduação, incentivando o uso de recursos tecnológicos que apoiam a pesquisa científica.  

Maria Eloiza Nenen dos Santos, doutoranda da UFPB selecionada, fala do sentimento de ser embaixadora.

“Ser embaixadora do CAS SciFinder tem sido uma experiência extremamente gratificante e transformadora. Desde o momento em que fui selecionada para representar essa iniciativa, senti uma mistura de orgulho e responsabilidade. Ao longo da minha atuação, realizei treinamentos em 5 universidades do Nordeste, incluindo instituições federais e estaduais, alcançando um público de cerca de 350 participantes. Em cada treinamento, uma experiência singular, cada momento de muito aprendizado e conversas proveitosas”, relata.  

Ferramenta estratégica para a pesquisa científica  

O CAS SciFinder é uma base de dados científica que reúne informações de mais de 50 mil periódicos e documentos científicos em mais de 50 idiomas. O acesso à ferramenta pode ser feito por meio do Portal de Periódicos da CAPES, utilizando um e-mail acadêmico. A plataforma permite buscas por estruturas químicas, fórmulas moleculares, nomes de substâncias, rotas de síntese, propriedades físico-químicas de compostos, além de disponibilizar informações de patentes de 109 escritórios de registros de todo o mundo.  

Para Maria Eloiza, o uso da ferramenta em grupos de pesquisa, aprimora a busca por informações científicas e acelera o desenvolvimento de novos projetos. “Acredito que esse é papel dos embaixadores nas instituições de ensino superior, incentivar a conscientização sobre o uso de plataformas de pesquisa como o CAS SciFinder, facilitando o acesso a dados valiosos e contribuindo para o avanço da ciência”, destaca a embaixadora. 

Atuação dos embaixadores do CAS  

Durante o período de maio de 2024 a maio de 2025, Maria Eloiza será responsável por promover o uso do CAS SciFinder nas universidades do Nordeste, com ações que incluem treinamentos, palestras e eventos acadêmicos. A doutoranda também atuará como representante da ferramenta em encontros científicos, incentivando professores e estudantes a utilizarem a plataforma para apoiar suas pesquisas. “Uma peça fundamental nesse processo tem sido a atuação da Dra. Marina Melchiors como nossa Customer Success Specialist (Especialista em Sucesso do Cliente). Sua dedicação, expertise e disponibilidade foram essenciais para o desenvolvimento e a implementação bem-sucedida do projeto”, fala a estudante. 

A seleção de Maria Eloiza Nenen dos Santos como embaixadora do CAS SciFinder reforça o protagonismo dos estudantes da UFPB no cenário científico nacional. Ao atuar como embaixadora, a discente se aproxima de grupos de pesquisa de toda a região, ampliando o uso do CAS SciFinder e contribuindo para o avanço do conhecimento científico.

O Programa de Embaixadores Acadêmicos do CAS também fomenta o desenvolvimento de habilidades interpessoais, como comunicação, liderança e mediação de conhecimento. Assim, além de beneficiar os pesquisadores e as instituições de ensino superior, a iniciativa contribui para a formação de profissionais mais preparados para enfrentar desafios na área de pesquisa e inovação. “Minha experiência tem sido extremamente valiosa, ser embaixadora está sendo um divisor de águas: além de ter a oportunidade de estar diretamente conectada com inovações científicas e novos pesquisadores, essa experiência fortaleceu ainda mais meu compromisso com a pesquisa e a educação científica”, relata Maria Eloiza.

Para saber mais sobre a CAS acesse o site

* * *
Texto: Flávia Lúcia Santana
Edição: Marcel Vieira
Fotos: Arquivo pessoal de Maria Eloiza
Ascom/UFPB