Notícias
Pesquisadoras da UFPB são reconhecidas no Calendário "Mulheres Brilhantes" da Sociedade Brasileira de Química
A professora Maria de Fátima Vanderlei de Souza, do Departamento de Ciências Farmacêuticas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e a recém-doutora Anauara Lima e Silva, do Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (PPGPN), foram inseridas no Calendário Inspirador 2025 "Mulheres Brilhantes" da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). O reconhecimento destaca suas relevantes contribuições para a área de Química de Produtos Naturais.
A professora Fátima Vanderlei foi contemplada na categoria Produtos Naturais, em reconhecimento ao seu trabalho de 34 anos dedicados à pesquisa na área, atuando no curso de Farmácia da UFPB e em programas de formação acadêmica que abrangem Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, além de colaborações com pesquisadores nacionais e internacionais.
Atualmente, é docente titular da UFPB, coordenadora dos Programas de Iniciação Científica da instituição junto ao CNPq e integra o corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos. Também é coordenadora geral do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos, realizado em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco e as Universidades Federais do Rio Grande do Norte e do Ceará. Seu trabalho é focado em métodos cromatográficos e espectroscópicos, além da extração, isolamento e caracterização estrutural de compostos químicos de vegetais superiores e organismos marinhos.
A recém-doutora Anauara Lima e Silva foi inserida no catálogo "Mulheres Brilhantes" por sua tese intitulada Múltiplas abordagens usando espectrometria de massas, estudos de desreplicação e métodos quimiométricos no desenvolvimento de estratégias para distinção, agrupamento e descoberta de compostos bioativos de espécies de Solanum subg. Leptostemonum (Solanaceae). Defendida em fevereiro de 2024 no PPGPN, sua pesquisa desenvolve abordagens analíticas inovadoras para identificar e classificar compostos bioativos em espécies vegetais, utilizando técnicas avançadas como espectrometria de massas (CLAE-EM), estudos de desreplicação, redes moleculares e métodos quimiométricos.
Atualmente bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI-A), Anauara destaca que sua pesquisa contribui significativamente para a quimiossistemática e bioprospecção de compostos bioativos, podendo impactar estudos futuros em farmacologia, conservação e taxonomia do gênero Solanum.
O Calendário Inspirador 2025 "Mulheres Brilhantes" é uma iniciativa organizada pelas professoras Vanessa Pasqualotto e Cláudia Rezende, em nome da Divisão de Produtos Naturais da SBQ. A homenagem celebra mulheres que contribuem para o avanço da Ciência e da Química de Produtos Naturais no Brasil.