Você está aqui: Página Inicial > Contents > Divulgação Científica > Pesquisadoras da UFPB são reconhecidas no Calendário "Mulheres Brilhantes" da Sociedade Brasileira de Química
conteúdo

Notícias

Pesquisadoras da UFPB são reconhecidas no Calendário "Mulheres Brilhantes" da Sociedade Brasileira de Química

publicado: 24/03/2025 16h38, última modificação: 24/03/2025 16h39
Homenagens destacam contribuições na área de Química de Produtos Naturais

Pesquisadoras da UFPB são reconhecidas no Calendário "Mulheres Brilhantes" da Sociedade Brasileira de Química

A professora Maria de Fátima Vanderlei de Souza, do Departamento de Ciências Farmacêuticas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e a recém-doutora Anauara Lima e Silva, do Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (PPGPN), foram inseridas no Calendário Inspirador 2025 "Mulheres Brilhantes" da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). O reconhecimento destaca suas relevantes contribuições para a área de Química de Produtos Naturais.

A professora Fátima Vanderlei foi contemplada na categoria Produtos Naturais, em reconhecimento ao seu trabalho de 34 anos dedicados à pesquisa na área, atuando no curso de Farmácia da UFPB e em programas de formação acadêmica que abrangem Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, além de colaborações com pesquisadores nacionais e internacionais.

Atualmente, é docente titular da UFPB, coordenadora dos Programas de Iniciação Científica da instituição junto ao CNPq e integra o corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos. Também é coordenadora geral do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos, realizado em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco e as Universidades Federais do Rio Grande do Norte e do Ceará. Seu trabalho é focado em métodos cromatográficos e espectroscópicos, além da extração, isolamento e caracterização estrutural de compostos químicos de vegetais superiores e organismos marinhos.

A recém-doutora Anauara Lima e Silva foi inserida no catálogo "Mulheres Brilhantes" por sua tese intitulada Múltiplas abordagens usando espectrometria de massas, estudos de desreplicação e métodos quimiométricos no desenvolvimento de estratégias para distinção, agrupamento e descoberta de compostos bioativos de espécies de Solanum subg. Leptostemonum (Solanaceae). Defendida em fevereiro de 2024 no PPGPN, sua pesquisa desenvolve abordagens analíticas inovadoras para identificar e classificar compostos bioativos em espécies vegetais, utilizando técnicas avançadas como espectrometria de massas (CLAE-EM), estudos de desreplicação, redes moleculares e métodos quimiométricos.

Atualmente bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI-A), Anauara destaca que sua pesquisa contribui significativamente para a quimiossistemática e bioprospecção de compostos bioativos, podendo impactar estudos futuros em farmacologia, conservação e taxonomia do gênero Solanum.

O Calendário Inspirador 2025 "Mulheres Brilhantes" é uma iniciativa organizada pelas professoras Vanessa Pasqualotto e Cláudia Rezende, em nome da Divisão de Produtos Naturais da SBQ. A homenagem celebra mulheres que contribuem para o avanço da Ciência e da Química de Produtos Naturais no Brasil.

* * *
Texto: Marcos da Paz
Edição: Marcel Vieira
Foto: Divulgação
Ascom/UFPB