Notícias
Professores da UFPB são escolhidos em etapa estadual e representarão a Paraíba na edição nacional do Prêmio CONFAP
Três docentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram selecionados na etapa estadual do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação - 2024 e vão representar a ciência paraibana na edição nacional da premiação. Os escolhidos são os professores Anand Subramanian, Anielson Barbosa e Damião Pergentino, que tiveram seus nomes divulgados no dia 20 deste mês pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), entidade responsável pelas indicações locais.
Os docentes foram indicados para a categoria Pesquisador Destaque, que é subdividida em áreas do conhecimento. O professor Anand Subramanian, do Centro de Informática (CI) da UFPB, foi o escolhido nas Ciências Exatas; já o professor Anielson Barbosa, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e atual Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPB, representará a Universidade na subcategoria Ciências Humanas; e o professor Damião Pergentino, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), foi selecionado na subcategoria Ciências da Vida.
O processo de escolha dos representantes estaduais pela Fapesq envolveu uma chamada pública, para a qual estavam aptos a se inscrever pesquisadores que tivessem desenvolvido trabalhos científicos na Paraíba com o apoio da Fundação. Os inscritos preencheram um formulário e, após a verificação dos dados informados, seus currículos passaram por uma verificação de mérito cujos critérios foram estabelecidos em edital.
Na Etapa Nacional, os professores da UFPB concorrerão com pesquisadores indicados por outras fundações de apoio à pesquisa do Brasil. Os primeiros, segundos e terceiros colocados em cada categoria e subcategoria receberão certificados, troféus e uma premiação em dinheiro.
Para o professor Anand Subramanian, pesquisador em Pesquisa Operacional com foco em otimização combinatória e otimização aplicada à gestão acadêmica, a indicação reflete o trabalho coletivo desenvolvido em sua trajetória na UFPB.
“É muito gratificante ter a oportunidade de representar o nosso estado na etapa nacional, o que é sempre motivo de muito orgulho não só para mim, mas para o nosso grupo de pesquisa [Logistics and Optimization Group – LOG/UFPB] e laboratório [Laboratório de Engenharia de Sistemas e Robótica – LASER/UFPB]. Além disso, é uma honra representar o Centro de Informática da UFPB, que sempre me concedeu apoio incondicional desde a minha chegada”, afirmou Subramanian.
Já o professor Anielson Barbosa, que tem quase duas décadas de pesquisas em áreas como Aprendizagem Gerencial e Gestão por Competências, destacou a visibilidade proporcionada pela premiação:
“A indicação de meu nome representa um reconhecimento social de uma trajetória de pesquisas de quase 20 anos na área de Administração, voltadas para a geração do conhecimento com impacto para a sociedade. O prêmio da CONFAP é relevante pela oportunidade de reconhecimento de pesquisadores que se destacam em suas áreas de atuação e maior visibilidade de sua atuação na Universidade para a sociedade”, avaliou Barbosa.
E o professor Damião Pergentino, que pesquisa produtos naturais e derivados sintéticos com potencial terapêutico, celebrou a relevância desse reconhecimento:
“Sinto-me feliz em ser selecionado para representar a minha Paraíba na competição nacional. É sempre gratificante receber este tipo de homenagem. O Prêmio na etapa estadual é um reconhecimento das conquistas profissionais e um marco significativo em minha jornada na Ciência”, disse Pergentino.
Sobre o Prêmio CONFAP
O Prêmio CONFAP de CT&I é promovido pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), que congrega 27 Fundações de Amparo à Pesquisa no Brasil. A iniciativa tem como objetivo valorizar pesquisadores(as) e profissionais de comunicação cujas iniciativas contribuíram significativamente para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento social e econômico do país. Nesta edição, a quarta, o Prêmio homenageia o cientista Ennio Candotti.
***
Texto: Vinícius Vieira
Foto: Acervo pessoal
ASCOM/UFPB