Notícias
Abertas inscrições para oficinas de teatro do Departamento de Artes Cênicas da UFPB
Seguem abertas as inscrições para oficinas de teatro organizadas pelo Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), destinadas à comunidade universitária. As três oficinas – Oficina básica de teatro de animação ou formas animadas; Trabalho sobre si, modos de percepção e cantos tradicionais; e Introdução ao documentário teatral – acontecem nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, em diferentes horários. As atividades serão realizadas no Bloco C do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), local conhecido como Abacatão.
Os interessados podem se inscrever até o dia 6 de fevereiro ou até o limite de vagas ofertadas, que é de 15 para cada uma das três oficinas. A participação está aberta apenas ao público interno da UFPB pelo SigEventos, no qual, após logado, o usuário deve clicar na opção ‘realizar nova inscrição’, procurar os nomes das três oficinas na lista de eventos disponíveis e seguir as instruções da página para finalizar a inscrição.
A oficina Introdução ao documentário teatral tem carga horária de 12 horas e acontece entre os dias 8 e 10 de fevereiro, das 14h às 18h, na sala 08 do Abacatão. Montada pelo professor Everaldo Vasconcelos, da UFPB, que tem experiência na área de artes com ênfase em direção teatral, a oficina tem a seguinte ementa: o que é um documentário; breve história do documentário cinematográfico; documentário da performance teatral, técnica e realização; roteiro, gravação e edição de documentário.
O objetivo da Oficina básica de teatro de animação ou formas animadas é apresentar possibilidades expressivas a partir da manipulação de objetos antropomórficos. Durante os trabalhos, preparados pelo ator, cenógrafo e professor da UFPB Osvaldo Anzolin, os participantes debaterão os diversos estilos e técnicas e poderão experimentar a manipulação de bonecos na criação de cenas teatrais. A oficina, que acontece também nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, das 15h às 17h na sala 01 do Abacatão, tem carga horária de 6 horas.
E a oficina de Trabalhos sobre si, modos de percepção e cantos tradicionais, cuja carga horária é de 9 horas, ocorre das 15h às 18h, na sala 15 do Abacatão. Para essa oficina os participantes devem levar dois tipos de vestimenta: roupas confortáveis para a prática de atividades físicas e também trajes que sejam elegantes, mas que não impeçam a movimentação corporal. Ministrada por Luciano Matriacardi, ator, pesquisador e professor da UFPB, a oficina terá a realização de práticas sobre impulsos psicofísicos, de canto e vibração da voz, de improvisação e criação e outras atividades.
Para mais informações sobre as oficinas, os interessados podem acessar o perfil ‘Abacateiro Cênico’ no Instagram.