Notícias
CINE PROSA - MOSTRA DE CINEMA E LITERATURA DISCUTE RELAÇÕES ENTRE AS PALAVRAS E AS IMAGENS
Com foco nas múltiplas relações entre as palavras escritas e as imagens audiovisuais, a “Cine Prosa – Mostra de Cinema e Literatura” começa hoje (16) e vai até a próxima sexta-feira (20), no Cine Aruanda (Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB). Durante essa semana, o Cine Prosa oferecerá uma programação dedicada a debater essas relações, com especial interesse em artistas paraibanos ou a partir de suas obras. Entre os convidados estão cineastas, escritores, críticos de cinema e pesquisadores da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
De acordo com André Dib e Aécio Amaral, coordenadores da mostra, o projeto busca corresponder à necessidade de exibir obras do cinema feito na Paraíba que se relacionam com a cultura literária ou em prosa em sentido amplo, como também obras do cinema nacional inspiradas por obras literárias de autores paraibanos. “Pretendemos oferecer um panorama não apenas de filmes, mas um encontro de artistas e pesquisadores que coloquem em debate a obra de cineastas, escritores e poetas paraibanos de dimensão e alcance cosmopolitas”, dizem os realizadores. “Esse diálogo amplo inclui também a produção crítica como criadora de imagens e praticante de uma modalidade textual que se ocupa desta relação”.
Ao longo do festival haverá conferências e mesas-redondas sobre processos criativos audiovisuais em diálogo com a literatura; e à noite serão exibidos uma programação especial de curtas e longas-metragens, entre eles, o clássico A hora da estrela (SP, 1985), de Suzana Amaral, adaptação do livro homônimo de Clarice Lispector, com a paraibana Marcélia Cartaxo no papel principal.
A mostra conta com patrocínio do Ministério da Cultura e do BNB Cultural.
A programação é gratuita e está disponível no perfil do Instagram @mostracineprosa.
Cine Prosa – Mostra de Cinema e Literatura
Quando: de 16 a 20 de dezembro
Onde: Cine Aruanda (UFPB)
Entrada gratuita