Notícias
Em apresentação gratuita, Orquestra e Coro do NEOJIBA apresentam ópera de autoria de professor da UFPB
Na próxima quarta (9) e quinta (10), a Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, receberá a Orquestra e o Coro do NEOJIBA, programa do Governo da Bahia. Os jovens músicos apresentarão uma ópera nordestina e um concerto sinfônico, sempre às 20h. A entrada é gratuita.
A ópera "Dulcinéia e Trancoso", que será apresentada no dia 9, foi composta pelo paraibano Eli-Eri Moura, que é docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Inspirada na obra de Ariano Suassuna, a ópera foi composta em 2009, sobre libretro de W. J. Solha. O público poderá assistir a uma mistura de elementos da cultura ibérica e do Nordeste brasileiro, naquela que é considerada a primeira ópera armorial.
A regência será da maestrina Lucie Barluet e os ingressos já podem ser reservados pelo Sympla (sympla.com.br).
O concerto sinfônico, que acontece no dia 10, terá obras de compositores brasileiros contemporâneos, como "Traços Brasilis", do baiano Wellington Gomes, e "Canticum Naturale", do catarinense Edino Krieger, um dos maiores nomes do Brasil na área de composição musical. A peça terá solo da soprano Emyle França.
As apresentações também trarão compositores europeus consagrados, como o checo Antonín Dvořák, com o "Romance op. 11 para violino e orquestra", e Robert Schumann, com o "Concerto para violino e orquestra em ré menor". As peças de Dvořák e Schumann terão como solistas os spallas da Orquestra NEOJIBA, Eliel Santana e Isabela Rangel.