Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > Reflexões e desafios sobre violências nos espaços universitários do interior são temas de evento nos campi II e III da UFPB
conteúdo

Notícias

Reflexões e desafios sobre violências nos espaços universitários do interior são temas de evento nos campi II e III da UFPB

publicado: 17/07/2023 18h16, última modificação: 17/07/2023 18h16
Atividades se iniciam nesta terça (18) e seguem até a quinta-feira (20)

Foto: Divulgação/CCHSA

A partir desta terça (18), os campi II e III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), respectivamente, em Areia e Bananeiras, recebem o evento ‘Pluralidades e resistências: reflexões e desafios diante das violências nos espaços universitários do interior da Paraíba”.

As inscrições devem ser realizadas na página do evento no Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Para isso, é necessário entrar na página pública do SIGAA, pesquisar o nome do evento “Pluralidades e Resistências”, acessá-lo e, ao final da página, clicar na página da inscrição. Depois basta clicar na seta verde, preencher o questionário e confirmar a participação no evento. 

As atividades são voltadas para a comunidade acadêmica dos centros de ensino dos campi II e II. O evento é promovido pelo Grupo Articulador do Comitê ao Assédio e à Violência, formado por docentes, discentes e técnicos administrativos dos Centros de Ciências Agrárias (CCA) Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) e do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN). 

Na terça (18), a programação ocorrerá apenas em Areia, no Auditório do Prédio Central do CCA, onde serão realizadas duas mesas-redondas. Na primeira delas, às 8h30, serão apresentados os desafios e reflexões no enfrentamento à violência contra a população LGBTQIAP+, Pessoas com Deficiência (PcD) e mulheres. À tarde, a mesa-redonda abordará o enfrentamento à violência contra indígenas, pessoas pretas, crianças e adolescentes. 

O evento chega ao Auditório do CCHSA, em Bananeiras, na quarta (19), com a mesma programação do dia anterior. 

Na quinta (20), serão formadas as equipes de trabalho, conforme os grupos minoritários analisados. O objetivo dessas equipes é elaborar e produzir um protocolo e cartilha com orientações sobre o tema abordado para cada uma das minorias. 

Nesse dia, as atividades ocorrerão concomitantemente no CCHSA e no CCA. Pela manhã, serão discutidos e anotados pontos que precisam constar nos documentos citados. Para a tarde, está programada a socialização e a discussão dos resultados dos grupos de trabalho. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail comite1cca2areia@gmail.com. Confira a seguir a programação completa do evento. 

18/07/2023 - Auditório do Prédio Central do CCA 

A partir das 8h 

-  Acolhida e Abertura do Evento;

-  Introdução aos temas abordados pela equipe de coordenação;

- Mesa-redonda: Pluralidades e Resistências: reflexões e desafios no enfrentamento à violência contra LGBTQIAP+, PcD e mulheres.

14h - Reabertura do Evento 

-  Introdução aos temas abordados pela equipe de coordenação 

- Mesa-redonda: Pluralidades e Resistências: reflexões e desafios no enfrentamento à violência contra indígenas, pessoas pretas, crianças e adolescentes  

- Encerramento. 

19/07/2023 - Auditório do CCHSA

A partir das 8h 

-  Acolhida e Abertura do Evento; 

-  Introdução aos temas abordados pela equipe de coordenação;

- Mesa-redonda: Pluralidades e Resistências: reflexões e desafios no enfrentamento à violência contra LGBTQIAP+, PcD e mulheres.

14h - Reabertura do Evento 

-  Introdução aos temas abordados pela equipe de coordenação;

- Mesa-redonda: Pluralidades e Resistências: reflexões e desafios no enfrentamento à violência contra indígenas, pessoas pretas, crianças e adolescentes;

- Encerramento.

20/07/2023 - Auditório do Prédio Central CCA e Auditório do CCHSA

A partir das 8h 

- Elaboração dos esboços de protocolo e cartilha, com orientações sobre o tema abordado para cada grupo;

A partir das 14h

-  Apresentação dos trabalhos dos GTs.

* * *
Fonte: Informações do CCA e CCHSA
Edição: Vinícius Vieira
Fotos: Divulgação/CCHSA e Eduardo Vessoni
Ascom/UFPB