Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > UFPB promove I Jornada Científica da Pós-Graduação em Ciências da Nutrição

UFPB promove I Jornada Científica da Pós-Graduação em Ciências da Nutrição

publicado: 04/10/2024 13h47, última modificação: 04/10/2024 13h48
O evento acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro no Auditório da SEAD/UFPB

041020243.jpg

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição (PPGCN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq - PB), realizará a I Jornada Científica do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição da UFPB. O tema da primeira edição do evento, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro, é “Cientistas para o Futuro da Alimentação e Nutrição - refletindo sobre o futuro da ciência, alimentação e nutrição no Brasil"

O evento é gratuito e aberto para toda a comunidade, inclusive para participantes externos à UFPB. O número de vagas já foi atingido, mas a organização disponibilizou um formulário para uma lista de espera, a qual será utilizada para liberação da entrada no dia da Jornada Científica, após tolerância de 20 minutos dos inscritos que não tiverem chegado. O evento será no auditório da Superintendência de Educação a Distância (SEAD), localizado no Campus I (João Pessoa) da UFPB.

A Jornada Científica contará com a representante da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do Ministério da Saúde, Kelly Poliany de Souza Alves, além de palestras com os professores Evandro Leite e José Luiz de Brito Alves, ambos do Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS), além da professora Poliana de Araújo Palmeira, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O evento tem o objetivo de celebrar os 10 anos da publicação do Guia Alimentar para a População Brasileira, além de integrar pesquisadores, profissionais de saúde e estudantes para discutir novas agendas de pesquisas para transformação do sistema alimentar, considerando os desafios da ciência no Nordeste e para as suas intersecções de gênero, raça e etnia.

Confira abaixo a programação completa:

21/11 (quinta-feira)

13h - Recepção e credenciamento

14h - Abertura solene

14h15 - Palestra: Mulheres na ciência: desafios e conquistas | Profa. Poliana de Araújo Palmeira (UFCG)

15h - Palestra: Desigualdade regionais na pesquisa e na produtividade em pesquisa na área de nutrição | Prof. Evandro Leite de Souza (UFPB)

15h45 - Palestra: Da iniciação científica ao pesquisador atuante na pós-graduação: os caminhos do cientista em formação contínua | Prof. José Luiz de Brito Alves (UFPB)

16h15 - Debate

17h - Encerramento

22/11 (sexta-feira)

8h30 - Recepção e credenciamento

9h20 - Abertura

9h30 - Palestra: Guia Alimentar para a população brasileira: 10 anos de história | Kelly Poliany de Souza Alves (Coordenadora-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde)

10h30 - Debate

11h30 - Encerramento

Para mais informações acesse o site do PPGCN.

Texto: Flávia Lúcia Santana
Edição: Vinícius Vieira