Você está aqui: Página Inicial > Contents > Fique Sabendo > Governo da Paraíba lança edital de bolsa para intercâmbio
conteúdo

Notícias

Governo da Paraíba lança edital de bolsa para intercâmbio

publicado: 10/04/2024 17h16, última modificação: 10/04/2024 17h29
Vagas são destinadas a alunos do ensino superior, inclusive estudantes da UFPB

Foto: Angélica Gouveia

O Governo do Estado da Paraíba lançou, neste mês de abril, três editais para concessão de bolsas de graduação, mestrado e doutorado no exterior. A iniciativa faz parte do Programa Paraíba Sem Fronteira (PBsF) e será executada por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secities/PB) e pela Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq). 

As inscrições vão até o dia 15 de abril e, para realizá-las, o estudante deve preencher um formulário on-line disponível no site da Fapesq e também apresentar um plano de estudos cujo modelo está disponível no sistema de inscrições da Fundação.

Serão oferecidas 31 vagas para estudantes de graduação, em cursos das áreas de Engenharia e Tecnologia, Comunicação, Educação, Humanidades e Negócios. As instituições de ensino superior, parceiras no projeto, são a Universidade Mondragón, na Espanha, e o Centro Universitário Warwickshire College and University Centre, no Reino Unido. Já aos alunos de pós-graduação, o Programa oferece 20 vagas de mestrado e doutorado sanduíche, sendo 10 para cada modalidade. 

Para o edital de graduação, o estudante deve estar matriculado, com vínculo ativo, em curso regular oferecido por instituições públicas de ensino superior localizadas na Paraíba, como a UFPB. Além disso, o aluno deve ter Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) maior ou igual a 7,0 no momento da inscrição; ter integralizado, no mínimo, 40% e, no máximo, 70% do currículo do seu curso no momento do início previsto do embarque para viagem de estudos. 

Já para o certame de mestrado/doutorado sanduíche, o estudante também deve estar com vínculo ativo em curso de mestrado ou doutorado em instituição de ensino superior da Paraíba, como a UFPB, bem como possuir carta de aceite em instituição estrangeira e outros critérios que constam nos editais. 

Para mais informações, consulte os editais



***

Texto: Débora de Freitas, com informações da Fapesq

Foto: Angélica Gouveia