Você está aqui: Página Inicial > Contents > Fique Sabendo > MinC e MCTI lançam edital de R$ 250 milhões para recuperação e preservação de acervos

publicado: 15/07/2024 14h36, última modificação: 15/07/2024 14h40
O prazo para envio de propostas vai até o dia 23 de agosto de 2024

Foto: Elidiane Poquiviqui

O Ministério da Cultura e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação lançaram a chamada pública Infraestrutura e Pesquisa de Acervos 2024. Com um investimento de R$ 250 milhões, o edital destina-se a apoiar a preservação, divulgação, pesquisa e restauração de acervos científicos, históricos e culturais de alto valor para o país. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (11), no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda (PE), com a presença das ministras Margareth Menezes (MinC) e Luciana Santos (MCTI) e da presidenta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Fernanda Castro. O prazo para envio de propostas vai até o dia 23 de agosto de 2024.

A chamada pública é voltada para Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), públicas ou privadas, órgãos públicos vinculados a ministérios e secretarias de estado, município ou Distrito Federal, além de organizações sociais vinculadas ao MCTI.

Museus cadastrados no Cadastro Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) também podem concorrer ao edital. A colaboração entre o MinC e o visa impulsionar a Política Nacional de Museus, ampliando o reconhecimento do Cadastro Nacional de Museus e da plataforma Brasiliana Museus entre os cientistas do país.

Os recursos são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), sendo R$ 125 milhões destinados a projetos de acervos científicos e tecnológicos; e R$ 125 milhões para acervos históricos e culturais. Pelo menos 30% dos recursos serão destinados às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, como parte dos esforços para enfrentar as assimetrias regionais e promover a inclusão social.

O edital Identidade Brasil, Recuperação e Preservação de Acervo de 2024 faz parte do programa Finep Identidade Brasil, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), e está alinhado às diretrizes da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2023-2030. Clique nos links abaixo para acessar:

Clique Aqui para acessar o site da FINEP;

Clique Aqui para acessar o site do MinC;

Clique Aqui para acessar o Edital da Chamada Pública.

Texto: Ascom/MinC
Edição: Ascom/Ibram