Notícias
Abertura do XII Encontro Unificado destaca a força da produção acadêmica da UFPB
Na manhã de hoje, segunda-feira (25), teve início o XII Encontro Unificado da UFPB, com a solenidade de abertura ocorrida no Auditório da Fonoaudiologia, no Centro de Ciências da Saúde do Campus I. O evento congrega o XXV Encontro de Extensão (ENEX), o XXXII Encontro de Iniciação Científica (ENIC) e o XXVI Encontro de Iniciação à Docência (ENID). O tema do Encontro este ano é “A UFPB como protagonista da diversidade, saberes, tecnologias e inovações” e foi em torno desses temas que as falas de abertura se desenvolveram.
Compuseram a mesa a Reitora Terezinha Domiciano, a Vice-Reitora Mônica Nóbrega, a Pró-Reitora de Graduação Ana Cláudia Rodrigues, a Pró-Reitora de Extensão Bernardina Freire e o Pró-Reitor de Pesquisa José Roberto do Nascimento. No início, houve uma apresentação cultural do Sexteto Paraíbrass, que tocou para o auditório lotado de gestores da instituição, além de diversos docentes, discentes e servidores técnicos-administrativos, o que deu a dimensão da importância do evento para o calendário acadêmico da UFPB.
Em suas falas de abertura, os Pró-Reitores enfatizaram o desafio de construir um evento de tamanha magnitude, demonstrando o seu engajamento em, mesmo há apenas poucas semanas de gestão, trabalhar arduamente para oferecer as melhores condições de apresentação dos trabalhos e partilha das experiências. O prof. José Roberto, da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), fez uma fala em que destacou a relevância da iniciação científica para a formação dos jovens pesquisadores, demonstrando o seu impacto na pesquisa e na inovação de qualidade que a universidade deve sempre produzir. A profa. Bernardina Freire, da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), reforçou o papel da extensão como ferramenta emancipadora de uma universidade que precisa estar conectada com a comunidade, sobretudo em um momento em que o conservadorismo e o extremismo avançam e ameaçam as esferas democráticas da nossa sociedade. Já a profa. Ana Cláudia, da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), salientou a importância do termo “diversidade” no tema do Encontro, sobretudo para refletirmos sobre o perfil do alunado, os desafios da graduação e as perspectivas atuais.
A Vice-Reitora Mônica Nóbrega saudou os participantes e parabenizou os organizadores do evento, sobretudo pelo pouco tempo de trabalho da nova gestão para produzir as atividades. Sobre a fala de abertura dos Pró-Reitores, profa. Mônica destacou a satisfação de identificar nelas a visão de universidade que a nova gestão trouxe para a UFPB. “Eu fico muito feliz em ouvi-los e em identificar em cada fala de vocês [Pró-Reitores], de cada um e cada uma, esse discurso que consolida o que nós somos na UFPB como gestão”, disse.
A Reitora Terezinha Domiciano proferiu a sua fala de abertura destacando os números expressivos do evento, sobretudo quando considerada a quantidade de trabalhos que serão apresentados, nas mais diferentes modalidades e em todas as áreas do conhecimento. “Sabemos que esse momento é a culminância do esforço que foi despendido por cada um de vocês, que perpassa o momento da publicação dos editais, da elaboração dos projetos, das suas análises, da seleção cuidadosa de bolsistas e de voluntários, da execução dos trabalhos que são desenvolvidos, e dos estudos, e das pesquisas, que muitas vezes são realizadas sem recursos suficientes, e passa também pela elaboração de resumos, sua apresentação neste momento e nestes eventos, e pela elaboração de publicação e demais produtos que servirão, a partir de agora, como referência para outros trabalhos acadêmicos desenvolvidos não só aqui na nossa instituição, mas no mundo todo”, argumentou. Por fim, a profa. Terezinha declarou abertos os trabalhos do Encontro Unificado, que ocorrem de 25 a 29/11 no Campus I, de 02 a 03/12 no Campus IV, e de 04 a 06/12 nos Campi II e III.
Em seguida à solenidade de abertura, ocorreu a mesa redonda “A UFPB como protagonista da diversidade, saberes, tecnologias e inovações”, que contou com a participação do Prof. Anderson Alves dos Santos (CCAE/UFPB) e das Profas. Daniele dos Santos Ferreira Dias (CE/UFPB), Danielly Albuquerque da Costa (CCS/UFPB) e Kelly Cristiane Gomes da Silva (CEAR/UFPB).