Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais da UFPB obtém conceito 5 do MEC

publicado: 22/10/2024 15h41, última modificação: 23/10/2024 12h07
Curso melhorou nota em relação à avaliação de 2016, quando recebeu conceito 4

221020241.jpg

O Curso de Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA-NI), do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), obteve, na última quarta-feira (16), a nota máxima (Conceito 5) na Renovação de Reconhecimento do Curso pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A avaliação foi realizada entre os dias 7 e 9 de outubro, no Modelo de Avaliação Externa Virtual In Loco.

Este resultado demonstra uma melhora em relação à avaliação feita em 2016, na qual obteve conceito 4. De lá para cá, a equipe da coordenação do curso aperfeiçoou os projetos pedagógicos do curso, bem como incentivou a qualificação do corpo docente. Também foram realizadas melhorias na infraestrutura, como a estruturação dos laboratórios, nos projetos de extensão e nas monitorias vinculados ao Bacharelado, dentre outros aspectos.

A avaliação coloca o LEA-NI em posição de excelência nacional, servindo de modelo para outras universidades do país. Este resultado é fruto de muito trabalho e dedicação coletiva, envolvendo os seguintes agentes: Pró-Reitoria de Graduação (PRG), Comissão Própria de Avaliação (CPA), Biblioteca Central, CCHLA, Secretaria Integrada de Atendimento à Graduação (SIAG), Colegiado do Curso, Biblioteca Setorial do CCHLA, Departamento de Mediação Interculturais (DMI), Central de Atendimento a Estudantes (CAED), Pró-reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE), Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) e os próprios discentes, juntamente com o Centro Acadêmico do curso (CALEA) e a Empresa Júnior Internacionalize Consultoria.

A professora Maria Rennally, do DMI e coordenadora do LEA-NI, destaca que o egresso deste curso tem como qualificações básicas a competência cultural e comunicativa em três línguas estrangeiras – inglês, francês e espanhol – além de técnicas de negociações internacionais, capacidade de mediação intercultural e de coordenação de quaisquer trocas internacionais, sejam de natureza comercial ou não, partindo de uma abordagem multi e interdisciplinar.

Já o professor Jailson Ribeiro, Procurador Institucional e Presidente da CPA, ressalta que, com o conceito recebido, o curso continuará a proporcionar aos alunos, além de formação sólida, maior empregabilidade, estímulo à pesquisa, ao engajamento e à participação social em extensão. Para Jailson, a garantia de condições de conclusão e diplomação na trajetória dos alunos também poderá ser um efeito do resultado conquistado pelo curso.

“O conceito nota 5 do MEC foi muito importante, tanto para nós estudantes, como para o corpo docente, pois já era algo almejado há tempos. Isso gerará mais visibilidade para nosso curso, e assim nos manteremos cada vez mais reconhecidos dentro da Universidade, assim como em todo o país”, ressaltou o discente e presidente do Centro Acadêmico do curso LEA-NI, Everton Galdino.

A Reitoria da UFPB parabeniza a comunidade do curso – coordenadores, chefia, docentes, discentes e servidores técnico-administrativos e terceirizados – pela importante conquista.

Mais informações sobre o Bacharelado em LEA-NI podem ser acompanhadas no perfil oficial do curso no Instagram, o @leaufpb.

Texto: Lucas Andrade
Edição: Vinicius Vieira