Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Câmara de João Pessoa outorga Título de Cidadão Pessoense ao Reitor Valdiney Gouveia

publicado: 17/03/2022 19h09, última modificação: 06/12/2022 10h51
Natural de Itabaiana, Prof. Valdiney Gouveia foi homenageado por sua história de superação e por uma vida dedicada à educação

Foto: Aline Lins

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) outorgou ao Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, o Título de Cidadão Pessoense, durante sessão solene ocorrida nesta quinta-feira (17), na Casa de Napoleão Laureano, no formato híbrido – presencial e remoto – em atenção às normas de prevenção à Covid-19. A propositura do Título foi do vereador Fernando Milanez, aprovada em dezembro do ano passado pela CMJP.

Natural de Itabaiana, o Prof. Valdiney Gouveia saiu da sua cidade natal com a família aos 6 anos de idade para morar no estado do Rio de Janeiro, retornando à Paraíba aos 11 anos de idade, quando passou a morar em João Pessoa. O docente, atualmente professor titular da UFPB, formado em Psicologia, orgulha-se de ter cursado todo o ensino básico em escola pública, tendo iniciado os estudos na Escola Municipal Mentor Couto, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, o ensino fundamental na Escola Estadual Santa Júlia e o ensino médio na Escola Estadual Matheus Augusto de Oliveira.

Emocionado, em seu discurso de agradecimento, Prof. Valdiney Gouveia relatou um pouco de sua história e o orgulho de sua origem humilde. O docente detalhou as privações pelas quais passou quando criança e adolescente. “Menino pobre só tem duas alternativas: ou trabalha ou trabalha. Naquele tempo, eu estudava à noite e trabalhava de manhã e de tarde. Todo sábado eu estava na feira ajudando meu pai, ele tinha uma barraquinha no mercado do Bairro dos Estados, quando a coisa não estava funcionando eu ia vender sal, coentro, cebola, ia fazer alguma coisa para buscar dinheiro”, contou.

O professor recordou, ainda, que só conseguiu viajar para participar de seleção para mestrado em Brasília porque conseguiu, com uma colega de sala, uma passagem de ônibus. “Eu comprei três bolsas de pão de cachorro-quente, três latas de ervilha e três de salsicha, botei em uma mochila e fui para Brasília. Ali eu fiquei dormindo no chão, na residência universitária”, contou, arrematando que ele tinha uma determinação, a de ser professor: “Quando ingressei para ser Reitor, em nenhum momento passou pela minha cabeça sair da sala de aula porque a minha essência não é ser Reitor, é ser professor. Eu estou Reitor, eu sou professor e serei até o final da vida”.

O Reitor agradeceu a todos os parlamentares que endossaram a propositura de outorga do Título de Cidadão Pessoense e destacou que João Pessoa o acolheu e foi onde construiu toda a sua carreira profissional como professor da UFPB. “A maior parte da minha vida, de fato, foi na cidade de João Pessoa, então ser reconhecido, para mim, representa muito, representa o reconhecimento de que essa é também a minha terra, um lugar que para onde eu vou eu levo e com muito orgulho”, disse.

Autor da propositura, o vereador Fernando Milanez destacou a importância da educação e do conhecimento para o país e justificou a propositura ao afirmar que “na condição de vereador, bacharel em Direito e cidadão, reconheço a importância deste professor para a UFPB e para os estudantes que ali buscam uma fonte inesgotável de conhecimento para se moldarem em uma profissão, construindo o tão sonhado e desejado futuro promissor”, comentou.

De acordo com o parlamentar, sobretudo a história de superação do Prof. Valdiney Gouveia e o fato de nunca ter perdido a sua essência motivaram a homenagem.

“A Câmara Municipal de João Pessoa não entregou o Título apenas ao Reitor Valdiney, entregou ao aluno, ao pai, ao filho, ao professor, ao Reitor. Na sua história de vida, ele consegue sintetizar tudo que um homem pode fazer durante a sua vida, de feirante a Reitor, com a mesma plenitude, humildade, simplicidade e capacidade de não se alterar com cargos ou com posições. Então, a Câmara homenageia o Reitor que vem realizando um trabalho extraordinário, mas também homenageia o professor, que como Reitor poderia ter abdicado da sala de aula mas não o fez”, afirmou o vereador Fernando Milanez.

Prof. Valdiney ressaltou o orgulho de ser, agora, cidadão pessoense, Título que levará para o resto da sua vida com muita honra. “João Pessoa, embora eu seja um matuto do interior de Itabaiana, hoje um matuto do interior da Capital – pessoense também –, e muito me orgulha, pode ter certeza, onde quer que eu vá levarei com muito orgulho ser pessoense”, assegurou o Prof. Valdiney.

Além de Licenciatura (1989) e Formação (2005) em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba e Bacharelado em Direito (2016) pelo Centro Universitário de João Pessoa, o Prof. Valdiney tem Especialização em Psicometria (1993) e Mestrado em Psicologia Social e do Trabalho (1991) pela Universidade de Brasília, bem como Doutorado em Psicologia Social (1998) pela Universidade Complutense de Madri.

Foi nomeado Reitor da UFPB em novembro de 2020, em decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Educação Milton Ribeiro.

A sessão solene foi prestigiada também pelos vereadores Damásio Franca, Thiago Lucena, Eliza Virgínia, Guga Oliveira, além do autor da propositura; a Vice-Reitora Liana Filgueira, o Superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley, Dr. Marcelo Tissiani, amigos e familiares – os filhos do Prof. Valdiney, Catalina Veloso e Andrés Veloso.

Reportagem: Aline Lins
Fotos: Aline Lins/Oriel Farias