Notícias
Campus II da UFPB terá escritório do SENAR-PB reformado para impulsionar projetos no campo
O escritório regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) Paraíba em Areia, localizado no Campus II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vai ser reformado. A ordem de serviço foi assinada em uma solenidade realizada na última segunda-feira (25), com a presença de representantes do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFPB e do Sistema FAEPA/SENAR-PB, formado pelo SENAR e pela Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA).
A promessa é de inaugurar o espaço em menos de um ano para estreitar ainda mais os laços entre as duas instituições.
“Esse é o tipo de casamento que já deu certo. Há uns oito anos, o Sistema FAEPA/SENAR-PB desenvolve projetos em parceria com a UFPB de Areia. Daqui, saem grandes iniciativas para reforçar as nossas cadeias produtivas, como bovinocultura de leite, cachaça, mel e até assistência técnica oferecida pelos grandes profissionais do agronegócio que hoje atuam Brasil a fora”, falou o presidente do Sistema FAEPA/SENAR-PB, Mário Borba, em seu discurso.
Além da assinatura para o início da obra de reforma, na ocasião, aconteceu também um encontro de apresentação de resultados da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Universitária – SENAR/UFPB. Esse programa é pioneiro no Brasil, ao dar protagonismo aos estudantes, que prestam assistência tanto a produtores quanto a sindicatos locais, com o acompanhamento de um tutor do Sistema FAEPA/SENAR-PB e supervisão da assessoria de extensão do CCA.
De acordo com o vice-diretor do CCA, professor Ricardo Guerra, atualmente três bolsistas do Centro atuam no programa, com possibilidade de expansão para nove bolsistas, dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária, por meio de um processo seletivo a ser iniciado em janeiro de 2025. O valor das bolsas é de R$ 1.200,00 cada. Esse montante já contempla uma ajuda de custo de R$ 300,00.
Para o assessor de extensão do CCA, professor Abraão Ribeiro, a UFPB conta com o SENAR-PB como um grande parceiro em projetos de assistência técnica e empreendedorismo rural. “A UFPB tem no Sistema SENAR um grande parceiro para o ATeG e outros projetos. Os ganhos são para todos os lados: SENAR, UFPB, alunos e produtores rurais”, avaliou.
Homenagem
Ao final da solenidade, o diretor e o vice-diretor do CCA, professores Manoel Bandeira e Ricardo Guerra, receberam comendas, simbolizando suas contribuições aos programas em parceria com o FAEPA/SENAR-PB, assim como em projetos voltados à educação do campo. A entrega foi realizada pelo presidente do Sistema, Mário Borba, e pelo Superintendente do SENAR-PB, Sérgio Martins.