Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Censo Superior é celebrado nesta quinta (25)

Censo Superior é celebrado nesta quinta (25)

publicado: 25/07/2024 17h30, última modificação: 25/07/2024 17h30
Data reforça a importância da pesquisa para políticas educacionais. Censo ocorre anualmente e tem como referência o ano anterior ao corrente em que acontece a coleta

Foto: Angélica Gouveia

O Censo da Educação Superior é o principal instrumento de pesquisa voltado para as instituições de educação superior no Brasil. Por meio dele, são mensuradas informações sobre cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes, além de informações sobre docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica.

Para reforçar a importância da declaração desses dados e, assim, garantir uma informação precisa da realidade da educação superior no país, é celebrado, nesta quinta-feira, 25 de julho, o Dia da Conscientização do Censo da Educação Superior.

Realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a pesquisa estatística utiliza informações coletadas a partir do preenchimento dos questionários, no Sistema do Censo da Educação Superior (Censup), e por importação de dados do Sistema e-MEC.

História A coleta de dados da educação superior no Brasil teve início em 1916, com a publicação do primeiro Anuário Estatístico, que abarcava o período de 1908 a 1912. A obra já trazia dados sobre a educação superior do período, referentes a instituições, docentes, matrículas e conclusões.

Já em 1934, foi criado o Instituto Nacional de Estatística, responsável por sistematizar todas as estatísticas do Brasil. Após dois anos, o órgão foi nomeado como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

• Em 1997 o Inep passou a assumir a responsabilidade de organizar e manter o sistema de informações e estatísticas educacionais de todo o país.
  • No mesmo ano, a Portaria Ministerial n° 971 estabeleceu que as instituições de educação superior passariam a enviar ao Inep, por disquete ou meio eletrônico, as informações referentes à qualificação do seu corpo docente, aos valores gastos por elas e aos dados de matrículas, vagas oferecidas, tempo médio de conclusão, evasão, entre outros.

Em 2000, a coleta dos dados passou a ser realizada por meio de questionário eletrônico disponível no site do Inep, com acesso restrito a cada instituição de educação superior. Foi criado, também, o Sistema Integrado de Informações Educacionais, que contém as informações da educação superior no país, compreendendo, entre outras, as informações do Censo da Educação Superior.

• Com o objetivo de dar agilidade ao envio de dados, em 2010, foi criado o Censup, novo modelo de sistema de coleta, que passa a importar informações de instituições e cursos do cadastro e-MEC, um sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a educação superior no Brasil.

Os resultados da pesquisa estatística são fundamentais para a formulação de políticas educacionais, para o planejamento estratégico das universidades e para o monitoramento da qualidade e da equidade no acesso ao ensino superior no Brasil.

Coleta O Censo da Educação Superior tem como referência o ano anterior ao ano corrente em que acontece a coleta. A pesquisa é realizada por todas as instituições de ensino superior públicas e privadas e abrange todos os cursos de graduação: bacharelado, licenciatura e tecnológico, além dos cursos sequenciais de formação específica, abrangendo também as modalidades de ensino presencial e a distância.

Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep