Notícias
Comissão criada pela Reitoria visita a ocupação ao prédio da antiga FUNAPE
Na quarta-feira (18), foi criada uma Comissão para discutir e procurar soluções em relação à ocupação do antigo prédio da Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade Federal da Paraíba (FUNAPE/UFPB), situado na Praça Barão do Rio Branco, no centro de João Pessoa. Formada por docentes, gestores e técnicos-administrativos com longa trajetória de relação com os movimentos sociais da Paraíba, a Comissão realizou já duas reuniões, uma no gabinete da Reitoria e outra in loco, visitando o prédio atualmente ocupado e dialogando com as famílias e participantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).
Desde terça-feira (17), quando tomou ciência da ocupação, a Reitora Terezinha Domiciano tem envidado esforços para dialogar com as partes envolvidas na questão, reforçando o interesse pela solução mais célere para o problema. Ontem mesmo, a equipe da Reitora se reuniu com o advogado do MLB, Rogério Bivar, e um dos líderes do movimento, João Coelho, a fim de manter aberto o canal de negociação.
A Reitora Terezinha reforça que o prédio não se encontra sem uso social, tendo em vista que o mesmo serve de guarda para documentos, processos e peças de memorial da antiga Fundação, os quais necessitam de guarda. Além disso, levando em conta o caráter histórico da edificação, a reforma do prédio já possui um projeto estruturado para transformar o local na Reserva Técnica Central, um espaço de acervo para as coleções e fundos dos espaços de memória da UFPB.
“Os recursos para essa reforma já estão no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2025, de modo que, mesmo com pouco tempo de gestão do novo reitorado, estamos trabalhando para oferecer as melhores condições para um prédio tão importante, que é patrimônio da UFPB”, afirmou a Reitora Terezinha.
A professora Bernardina Freire, Pró-Reitora de Extensão e membro da Comissão, afirma que a visita à ocupação foi importante porque os membros conheceram a realidade das famílias e escutaram suas demandas, considerando justa a luta por moradia. “Mas foi importante também para demonstrar a utilidade do prédio, sua importância para a UFPB e os planos de reforma que estão já previstos”, completou a Pró-Reitora.
Além disso, a Reitora Terezinha também enfatizou que a Comissão está entrando em contato com representantes do governo do Estado e do Município, para buscar soluções conjuntas para as famílias envolvidas e para o patrimônio da instituição. “Também estamos em contato direto com o Procurador Federal junto à UFPB, doutor Flávio Pereira, discutindo as medidas cabíveis para a solução desse problema”, concluiu a Reitora.
Os membros da Comissão de Diálogo e Reintegração de Posse do Prédio da FUNAPE são:
- José Antonio Novaes da Silva (Antonio Baruty), professor do Departamento de Biologia Molecular, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Presidente;
- Antonio da Silva Sobrinho Júnior, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, do Centro de Tecnologia (CT), e Superintendente de Infraestrutura (SINFRA) - membro;
- Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira, professora do Departamento de Ciência da Informação, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, e Pró-Reitora de Extensão - membro;
- Gustavo Barbosa de Mesquita Batista, professor do Departamento de Direito Público, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) - membro;
- Patrícia Silva Rosas de Araújo, professora do Departamento de Metodologia da Educação, do Centro de Educação (CE) - membro.
- Rafaella Camilla Meira Prado de Brito, representante do SINTESPB - membro