Notícias
Comissão Institucional de Heteroidentificação da UFPB abre 300 vagas para banco de avaliadores
A Comissão Institucional de Heteroidentificação (CIH) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, nesta sexta-feira (20), o edital do processo seletivo interno que oferece 300 vagas em um banco de avaliadores para atuação em bancas de heteroidentificação.
As inscrições serão realizadas exclusivamente online, por meio de um formulário eletrônico, entre os dias 27 de dezembro de 2024 e 05 de janeiro de 2025.
Os selecionados deverão, quando convocados conforme as demandas da CIH-UFPB, verificar a heteroidentificação de pessoas autodeclaradas negras em fases iniciais e recursais de concursos e seleções realizados pela UFPB, além de outras atribuições mencionadas no edital.
Critérios para participação
Podem participar servidores públicos do quadro efetivos e em atividade, sejam docentes ou técnicos-administrativos, que atendam aos seguintes requisitos:
- Disponibilidade para as atividades relacionadas às bancas de heteroidentificação;
- Experiência na temática de promoção da igualdade racial e no enfrentamento ao racismo (opcional, mas considerada critério de desempate).
As formas de experiências aceitas são: participação em grupos ou núcleos de pesquisa sobre igualdade racial; atuação em movimentos sociais negros e/ou indígenas ou em coletivos afins; experiência prévia em bancas de heteroidentificação, seminários, oficinas ou cursos sobre relações étnico-raciais. A titulação acadêmica e o tempo de serviço na UFPB também serão critérios de desempate.
Os candidatos classificados que não comprovarem experiência deverão se inscrever e participar por uma formação híbrida. Serão oferecidas duas turmas:
- 1ª Turma: de 13 a 15 de janeiro, das 9h às 18h, com atividades presenciais pela manhã.
- 2ª Turma: de 15 a 17 de janeiro, no mesmo horário, com atividades presenciais à tarde.
Benefícios para os avaliadores
Além de contribuir para a promoção da igualdade racial, os membros que efetivamente tenham trabalhado nas bancas terão direito a um dia de folga para cada dia trabalhado, mediante acordo prévio com suas chefias imediatas.
Para mais detalhes sobre o processo seletivo, consulte o edital completo no site da Comissão de Heteroidentificação da UFPB.
Principais etapas do processo seletivo
- Inscrição: 27 de dezembro de 2024 a 05 de janeiro de 2025.
- Resultado Preliminar: 3 de janeiro de 2025.
- Resultado Final: 6 de janeiro de 2025.
- Publicação da portaria de designação: 8 de janeiro de 2025.