Notícias
Comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB publica edital com 104 vagas para o Programa Aluno Apoiador
Começam nesta sexta-feira (5) as inscrições para estudantes de graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que estejam interessados em atuar no programa Aluno Apoiador, do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), unidade vinculada à Reitoria da Universidade. A seleção, regulamentada pelo edital nº 02/2024, do CIA, oferece 104 vagas imediatas para os quatro campi e também está destinada à formação de cadastro de reserva.
O programa Aluno Apoiador objetiva selecionar estudantes que assumirão atividades junto aos discentes com deficiência atendidos pelo CIA, respeitando-se as peculiaridades, necessidades educacionais de cada área de deficiência, Necessidades Educacionais Específicas (NEEs), Transtornos Mentais e outras demandas pedagógicas.
As inscrições ocorrem até o dia 15 de julho, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Para concorrer às vagas, o aluno apoiador precisa estar regularmente matriculado em cursos de graduação presenciais e ter Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 5,0, no caso de alunos de cursos de Ciências Exatas, ou CRA igual ou superior a 7,0 para os demais casos.
O interessado às vagas de aluno apoiador também deve estudar no mesmo campus e, preferencialmente, ser do mesmo curso ou área do estudante com deficiência assistido pelo programa. Além disso, este interessado deverá ter, obrigatoriamente, disponibilidade de 20 horas semanais para realizar as atividades.
Serão selecionados às bolsas, de forma prioritária, os alunos com renda per capita de até 1,5 salário-mínimo ou oriundos de escolas públicas. O valor da bolsa e a carga horária máximos são de, respectivamente, R$ 500,00 e 80 horas mensais.
Cada aluno pode se candidatar apenas a uma vaga, para um estudante assistido, de acordo com as especificações da tabela de estudantes com deficiência que necessitam de apoio (Anexo XIII do edital). Além disso, não é permitida a acumulação da bolsa de aluno apoiador com qualquer outra espécie de bolsa acadêmica fornecida pela UFPB.
O processo seletivo é dividido em duas fases. A primeira delas é uma prova online, de caráter eliminatório, com questões objetivas sobre o referencial bibliográfico constante em anexo editalício e também sobre uma capacitação, gravada e disponibilizada no canal do CIA no YouTube, disponível aqui. A nota mínima para aprovação nesta fase é 7,0.
Já a segunda etapa da seleção, de caráter classificatório, inclui uma avaliação socioeconômica, realizada pela equipe da Pró-reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) da UFPB. Nesta etapa, o aluno receberá uma pontuação correspondente para cada indicador socioeconômico e de vulnerabilidade mencionados no edital, que vão compor seu Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS) de acordo com fórmula também indicada no edital.
A nota final será obtida a partir da média das notas da prova e da avaliação socioeconômica, e a classificação final será por ordem decrescente de notas finais, respeitada a prioridade das vagas para os discentes com renda per capita de até 1,5 salário-mínimo ou oriundos de escola pública.
O resultado final da seleção será publicado na data prevista de 06 de agosto, no site do CIA, no qual também serão divulgados os resultados relativos às demais etapas do processo seletivo. Para efetivar o ingresso do aluno apoiador no programa, os classificados precisam, ainda, assinar o termo de compromisso no Sigaa, de 07 a 09 de agosto, e o contrato, de forma presencial, no CIA.
De acordo com o edital, os candidatos aprovados e classificados no processo de seleção para aluno apoiador deverão, obrigatoriamente, realizar um curso de formação continuada, com carga horária mínima de 4h mensais, a ser desenvolvido por meio de atividades síncronas e assíncronas. A não participação nesse curso implicará no desligamento do aluno apoiador do programa. As orientações gerais e cronogramas de participação serão divulgados no site do CIA.
***
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia