Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Conceito 5: Curso de Bacharelado em Tradução da UFPB obtém nota máxima em avaliação do MEC

publicado: 30/09/2024 10h08, última modificação: 30/09/2024 10h08
Avaliação foi realizada entre 16 e 18 de setembro

O Curso de Bacharelado em Tradução, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), obteve, na última terça-feira (24/09), a nota máxima (Conceito 5) na renovação de Reconhecimento do Curso pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação foi realizada entre 16 e 18 de setembro, no Modelo de Avaliação Externa Virtual In Loco.

Em 2019, o curso já havia recebido a mesma avaliação máxima. Com a renovação, mantém seu padrão de excelência e continua a se destacar no cenário acadêmico. Entre os principais fatores que diferenciam o curso estão o corpo docente, altamente engajado nas áreas de pesquisa e extensão, e a ativa participação dos estudantes em projetos. Destacam-se, também, os projetos de acessibilidade do centro e o Núcleo de Estudos Benjaminianos em Tradução e Imagem (NEBETI), que integra o laboratório de tradução, todos contribuindo de forma significativa para o resultado obtido.

Essa estratégia institucional, apoiada pela Reitoria, mobilizou diversos setores, incluindo a Pró-Reitoria de Graduação, a Comissão Própria de Avaliação, a Biblioteca Central, o CCHLA, a Secretaria Integrada de Atendimento à Graduação (SIAG), o Colegiado do Curso, a Biblioteca Setorial, o Departamento de Mediação Interculturais (DMI), a Central de Atendimento a Estudantes (CAED) e os próprios discentes, explica o Procurador Educacional Institucional da Universidade, professor Jailson Ribeiro.

O processo contou com a interlocução da Procuradoria Educacional Institucional junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) e com o envolvimento da Secretaria Integrada de Atendimento à Graduação (SIAG), fortalecendo a qualidade acadêmica e as condições de ensino. Liderado pelos professores Helano Ribeiro, Coordenador do Curso de Tradução, Tânia Liparini, Vice-coordenadora e Camila Braga, chefe do Departamento de Mediação Interculturais. O grupo esteve à frente da organização dos documentos solicitados pelo MEC e da recepção à Comissão Avaliadora, envolvendo também docentes, técnicos e discentes em uma equipe efetiva.

O curso vem implementando melhorias significativas, como a implantação do novo Projeto Pedagógico, que está em fase final de aprovação. Já encaminhado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG), resta apenas a avaliação pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) para, em seguida, ser submetido aos órgãos superiores e ser efetivado.

As informações sobre o Bacharelado em Tradução podem ser acompanhadas no perfil de instagram oficial do curso, o @tradufpb.

Texto: Aline Ferreira
Edição: Aline Lins