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Curso de Administração da UFPB em Mamanguape é reconhecido com nota máxima pelo MEC
O curso de Bacharelado em Administração do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), no Campus IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Mamanguape, recebeu conceito 05, nota máxima, na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio de avaliadores designados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A partir desse resultado, o curso da UFPB passa a estar reconhecido pelo MEC e autorizado a emitir diplomas.
A avaliação para reconhecimento do curso, foi realizada entre os dias 15 e 17 de agosto, de forma remota, e contou com uma agenda de reuniões e visitas digitais à infraestrutura do curso, envolvendo Reitoria da UFPB, Pró-reitoria de Graduação (PRG), Direção do CCAE, Coordenação do curso, membros do Núcleo Docente Estruturante e Colegiado, além dos docentes envolvidos com o curso e corpo discente.
O curso de Administração foi avaliado na organização didático-pedagógica, como o Projeto Pedagógico do Curso, corpo docente e infraestrutura do Campus IV, ressaltando-se as questões de acessibilidade.
O Prof. Valdiney Gouveia, Reitor da UFPB, expressou imensa alegria e honra de testemunhar o êxito do curso de Administração do CCAE. Em suas palavras, essa avaliação recebida assinala a viabilidade de cursos e unidades fora da sede, que podem se destacar no cenário nacional, dando sentido pleno a ações de interiorização e descentralização da educação. Ele parabenizou professores, estudantes e técnicos administrativos, que fizeram possível o reconhecimento do curso, agradecendo, ainda, o empenho dos gestores, incluindo membros da coordenação do curso e da Direção de Centro.
A Diretora do CCAE, Profa. Angeluce Barbotin, acredita que o reconhecimento do curso de administração com conceito 5 é um marco importante na trajetória de consolidação do Campus IV da UFPB e traduz o compromisso da Universidade com o processo de interiorização do ensino superior em nosso país.
"O resultado desse reconhecimento é fruto do trabalho de diversas pessoas em diversas instâncias, então ele traduz também o comprometimento de todos aqueles que fazem o Campus IV da UFPB, que fazem o curso de Administração, os Departamento que ofertam disciplinas para o curso de Administração e todo o aparato da administração central da UFPB, que tem uma grande responsabilidade de contribuição para a qualidade dos cursos da Instituição como um todo", disse a docente.
Para o Coordenador do curso, Prof. Saulo Emmanuel Vieira Maciel, houve fatores preponderantes no planejamento e organização para que o curso pudesse atingir o conceito de excelência, “competência e experiência dos coordenadores, projeto pedagógico bem elaborado e fundamentado, corpo docente qualificado e infraestrutura adequada às necessidades do curso”, destacou ele.
De acordo com o coordenador do curso um dos aspectos que mais chamaram a atenção dos avaliadores de forma positiva foram as peculiaridades do projeto pedagógico, uma vez que o curso de Administração no CCAE dispõe de uma estrutura curricular com disciplinas relacionadas à gestão pública, terceiro setor e empreendedorismo somadas à organização didático-pedagógica e à coesão do grupo de professores da área de Administração.
O planejamento para a avaliação do curso de Administração envolveu o trabalho da Direção do CCAE, Coordenação do curso, Departamentos que ofertam disciplinas ao curso, Núcleo de tecnologia da informação, Núcleo docente estruturante do curso, além do apoio da Pró-reitoria de Graduação (PRG), Coordenação de Regulação e Avaliação e da Comissão Permanente de Avaliação da instituição.
Segundo a Pró-reitora de Graduação da UFPB, Profa. Silvana Maciel, a nota 5 do MEC é sempre almejada por todos os cursos por demonstrar a excelência em diversas áreas. Desta forma, o conceito 5 realmente é satisfatório para a Instituição e mostra um trabalho de engajamento de todos que fazem a UFPB, o CCAE e o curso de Administração.
A gestora ainda destaca a importância para a instituição em ter um curso em um campus do interior do estado da Paraíba reconhecido como referência. “Ser do campus do interior demonstra a importância da interiorização do ensino e como a UFPB vem priorizando essa interiorização, para que haja qualidade em todos os seus campi, não apenas no campus da capital e como é importante isso para a formação de mão de obra qualificada e para as questões sociais, pois é um curso que realmente faz a diferença na vida nos nossos discentes”, declarou.
No Campus IV da UFPB, em Mamanguape, o curso de Bacharelado em Administração conta com salas de aulas amplas e climatizadas, auditório equipado e climatizado, laboratório de práticas administrativas dividido em células de trabalho, inclusive, com a implementação da Empresa Júnior do curso já em andamento; além de cerca de 26 docentes, em sua maioria doutores.
O Coordenador do curso de Administração, Prof. Saulo Vieira, comemora o reconhecimento do curso com o conceito máximo pelo MEC. “Significa o resultado do esforço de um trabalho em grupo de todos os envolvidos no processo que veio sendo construído desde a primeira gestão do curso, com a professora Profa. Márcia Saeger, que sempre prezou pelo planejamento e organização sistemáticos”.
O bacharelado em Administração do CCAE teve sua autorização de funcionamento emitida pelo Ministério da Educação a partir da Portaria n. 792, de novembro de 2018, com primeiro semestre letivo no ano de 2019. Acaba de receber a sexta turma de ingressantes e só em 2023 formará os primeiros bacharéis em Administração do Campus IV da UFPB.
Sobre o curso
O Curso de Bacharelado em Administração do CCAE/UFPB tem seu foco no desenvolvimento local e sustentado, prezando pela formação de um gestor com perfil para compreender o atual momento do capitalismo, com suas crises e possibilidades, de modo a contribuir para um desenvolvimento que integre questões econômicas, sociais, culturais e ambientais.
O curso tem carga horária total de 3 mil horas e o mínimo de períodos letivos. Tem como objetivo principal formar administradores, desenvolvendo o poder de análise e decisão, pautados na ética e sustentabilidade, contribuindo, assim, para o desenvolvimento organizacional, econômico, político e social das instituições e do seu entorno.